Balanço Ético Global

Balanço Ético Global: um chamado ético e urgente

Terceiro Diálogo Regional do Balanço Ético Global reuniu ativistas, artistas, cientistas, representantes da sociedade civil e autoridades em Nova Délhi, na Índia, em setembro. | Foto:  Fernando Donasci/MMA
Terceiro Diálogo Regional do Balanço Ético Global reuniu ativistas, artistas, cientistas, representantes da sociedade civil e autoridades em Nova Délhi, na Índia, em setembro. | Foto: Fernando Donasci/MMA

Se já acordamos o que deve ser feito para o enfrentamento da crise climática, por que não cumprimos? Essa é a pergunta central do Balanço Ético Global (BEG), uma iniciativa inédita conjunta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do secretário-geral da ONU, António Guterres, com apoio da Presidência da COP30, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Inspirado no Balanço Global do Acordo de Paris, o BEG propõe uma escuta ética e planetária sobre a crise climática, reunindo lideranças sociais, culturais, espirituais, empresariais, científicas e políticas em seis diálogos intercontinentais e em eventos independentes organizados pela sociedade. O Círculo de Balanço Ético Global busca levar à COP30 um conjunto de contribuições da sociedade civil para acelerar a implementação do Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

O primeiro dos seis Diálogos Regionais do BEG ocorreu durante a Semana de Ação Climática de Londres, no Reino Unido, em junho. Até a COP30 serão realizados 6 encontros, um em cada continente, cujos resultados serão consolidados e apresentados nos eventos oficiais da COP30.

Veja a agenda dos 6 encontros regionais:

  • Londres, Reino Unido – 24/06/2025 – Mary Robson (concluído)

  • Bogotá, Colômbia – 21/08/2025 – (confirmado)

  • Nova Délhi, Índia – 01/09/2025 – Kailash Satyarthi (em andamento)

  • Addis Abeba, Etiópia – 05/09/2025 – Wanjira Mathai (confirmado)

  • Oceania – 15/09/2025 – Anote Tong (em andamento)

  • Nova York, EUA – 19/09/2025 – Karenna Gore (confirmado)

Diálogos Autogestionados

Além dos Diálogos Regionais, o BEG convida todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, a promover o seu próprio Diálogo Autogestionado. O objetivo é ampliar a escuta sobre os dilemas morais da nossa era e refletir sobre como construir um futuro mais justo e seguro para todos.

O primeiro Diálogo Autogestionado do BEG foi liderado pela ex-presidente da Irlanda e coorganizadora do Diálogo Europeu do BEG, Mary Robinson. Reuniu cerca de 40 pessoas, entre lideranças políticas, indígenas e religiosas, ativistas e representantes da sociedade civil.

Para se tornar anfitrião de um diálogo do Balanço Ético Global, você deve baixar o guia para conhecer a metodologia proposta.

O Guia Metodológico do Balanço Ético Global está disponível em português, inglês e espanhol. Fornece orientações práticas, princípios metodológicos e perguntas orientadoras para que qualquer grupo interessado possa organizar um diálogo do BEG local. Além disso, destaca a importância de criar espaços acolhedores, capazes de promover escuta, empatia e conexão entre diferentes vozes através da arte e cultura.

Saiba mais sobre os diálogos autogestionados.

O BEG acredita que a cultura pode ser a ponte entre o dia-a-dia das pessoas e os processos diplomáticos sobre a mudança do clima. Por isso, estimula a criação e o compartilhamento de músicas, poesias, vídeos, trabalhos manuais, pinturas e montagens, usando as seguintes hashtags (#):

#MutiraoCOP30
#BalancoEticoGlobal
#GlobalEthicalStocktake

Se precisar de alguma outra informação ou orientação, escreva para: ges.dialogue@cop30.br (com o assunto do e-mail “Dúvida BEG Autogestionado”)