Círculos da COP30
Nesta página você tem acesso às coordenações designadas e aos objetivos dos Círculos de Lideranças criados no âmbito da Presidência da COP30.

Círculos de lideranças funcionam como alavancas para a COP30 e contribuem para os debates sobre financiamento climático, a ampliação da voz dos povos e comunidades tradicionais e indígenas, a reflexão sobre o futuro da governança climática e a mobilização em torno de uma nova ética global. Os círculos buscam ampliar a capacidade de mobilização e articulação da Presidência da COP30 na materialização dos resultados almejados para a COP30.
A inovação no processo de COPs e a aceleração da implementação do Acordo de Paris estão entre os objetivos da criação dos Círculos de Liderança. Outro objetivo é incentivar a ação climática para além das duas semanas da COP e da Convenção do Clima, avançando o chamado por um mutirão global contra a mudança do clima. Cada grupo atuará de forma independente da Presidência da COP30, seguindo os processos e ritos determinados pela liderança de cada grupo. As atividades ocorrem de forma complementar e paralela às negociações.
Conheça os Círculos de Liderança
Círculo de Balanço Ético Global tem como líderes o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com apoio da Presidência da República, da Ministra Marina Silva e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para a realização de diálogos em diferentes regiões, algumas delas em pontos de não retorno, reunindo lideranças políticas, culturais, indígenas, afrodescendentes, de comunidades tradicionais, artistas, filósofos, empresários, religiosos, entre outras para um chamado global à ação climática informado pela ética, pela diversidade cultural e valorização da ciência.
O Círculo de Ministros de Finanças para o Mapa do Caminho de Baku a Belém para os USD 1.3 trilhão é liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e composto por ministros da área, especialistas, setor privado e representações da sociedade civil, para consultas e discussões periódicas sobre o Mapa do Caminho para mobilizar USD 1,3 trilhão. O círculo apresentará insumos para apoiar a Presidência da COP30, que, junto com a Presidência da COP29, irá apresentar o relatório sobre o Mapa do Caminho às Partes da Convenção do Clima até Conferência de Belém.
Círculo de Povos é liderado pela ministra Sonia Guajajara liderará e tem como principal objetivo aumentar a capacidade de escuta de demandas e contribuições de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e afrodescendentes junto à Presidência da COP30. A iniciativa é complementar às instâncias de participação já existentes na Convenção do Clima e tem entre seus objetivos garantir que os conhecimentos tradicionais sejam respeitados e mais integrados ao debate internacional sobre clima e em soluções climáticas.
Círculo de Presidentes reúne pela primeira vez os presidentes de COPs anteriores, desde a COP21, realizada em 2015. O grupo será conduzido pelo ex-ministro de Relações Exteriores da França (2012-2016), Laurent Fabius, que presidiu a COP21. Um dos objetivos principais dos presidentes é a apresentação de soluções para a aceleração da implementação do Acordo de Paris e o fortalecimento do multilateralismo e a governança climática global.