SOBRE A COP30

Blue Zone

Nesta página, você encontra informações sobre a Zona Azul da Conferência das Partes

A Zona Azul (Blue Zone) é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em que apenas delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada são autorizados. Localizado no parque da cidade, é na zona azul que são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais.

Na COP30, em Belém, a Zona Azul permitirá a países, organizações credenciadas e Organizações Não Governamentais (ONG's) dialogarem e apresentarem seus projetos, estratégias e soluções para a agenda climática. É o espaço em que o interesse diplomático global é centrado em respostas concretas para o meio ambiente. A área contará com plenárias, encontros multilaterais, eventos secundários, escritórios para delegações, sala de reuniões e imprensa credenciadas. Além de pavilhões para organizações e países interessados em expor suas ideias para um futuro mais sustentável.

 O Brasil contará com um pavilhão oficial na Blue Zone, que será organizado pelo governo federal.

Diretrizes e Código de Conduta

O Código de Conduta aplica-se a todos os participantes da Zona Azul, presencial ou virtualmente, e contém informações detalhadas sobre condutas proibidas, processos de denúncia e investigação, bem como possíveis consequências em caso de má conduta na Zona Azul (Blue Zone).

Este Código de Conduta aplica-se a qualquer evento da UNFCCC, incluindo reuniões, conferências, recepções, eventos científicos e técnicos, reuniões de especialistas, oficinas, exposições, eventos paralelos e qualquer outro fórum organizado, sediado ou patrocinado, total ou parcialmente, pela UNFCCC.

A UNFCCC e o Governo brasileiro estão comprometidos em respeitar os direitos humanos fundamentais, a dignidade e o valor do ser humano, bem como a igualdade de direitos de todos os participantes na COP30. A COP30 é orientada pelos mais altos padrões éticos e profissionais, e espera-se que todos os participantes ajam com integridade e respeito em relação a todos os demais.

Qualquer incidente que viole as diretrizes do Código de Conduta deve ser relatado diretamente a qualquer oficial do Departamento de Segurança e Proteção da ONU (UNDSS) devidamente identificado com crachá.

Delegados e negociadores, saiba tudo sobre a Blue Zone