Grupos de Ativação
Os Grupos de Ativação são o motor da Agenda de Ação da COP30. Ao todo, são 30 grupos, cada um dedicado a um dos 30 objetivos-chave.
Esses grupos são uma inovação da COP30 e surgem a partir do mapeamento e agrupamento de mais de 450 iniciativas que já foram lançadas em COPs anteriores. Cada uma dessas iniciativas reúne esforços voluntários e colaborativos de um ou mais grupos de atores, como governos nacionais e subnacionais, investidores, empresas e organizações da sociedade civil, que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo climático comum e claramente definido.
Os grupos são um reconhecimento de que muitas promessas já foram feitas e que precisamos agora trabalhar a partir do que já existe para mostrar resultados e acelerar a implementação. Cada grupo é coordenado por um secretariado, responsável por acompanhar o progresso das atividades e assegurar sua continuidade após a COP30.
Cada Grupo de Ativação segue um processo de quatro etapas:
Coordenar iniciativas lançadas em COPs anteriores em torno de grandes Objetivos-Chave em comum;
- Medir os resultados que já foram gerados por essas iniciativas, assegurando sua apresentação de forma transparente nos sistemas da Convenção do Clima e na COP;
Demonstrar que já existem muitas soluções para o clima, para a economia e para as pessoas, alimentando com casos reais a criação de um “Celeiro de Soluções”;
- Escalar conjuntamente as soluções existentes, com planos concretos para acelerar a implementação de soluções até 2028, fim do atual período do Balanço Global (GST-1).
Ao gerar esses resultados, os Grupos de Ativação garantirão que as soluções se tornem mais robustas, avancem mais rápido e cheguem a mais lugares, contribuindo para o cumprimento dos 30 objetivos da Agenda de Ação.
Qual a composição dos Grupos de Ativação?
Agradecemos às organizações que aceitaram o convite da Presidência da COP 30 para se unirem ao Secretariado, contribuindo com sua experiência e colaboração na co-construção de uma arquitetura capaz de orientar, de maneira mais eficaz, o futuro da ação climática global.



















