Enviados Especiais
Os Enviados Especiais apoiarão no engajamento e na escuta de setores e regiões prioritárias para o sucesso da COP30. Serão 10 enviados para regiões estratégicas, com atuação geral nas regiões que representam, e 20 enviados para setores-chave.
Os enviados, que atuarão voluntariamente e em caráter pessoal, serão alguns dos interlocutores para o fluxo de informações e percepções das áreas que representam, o que permitirá que as interações ocorram de forma mais rápida e eficaz. Também serão canais diretos para apresentar demandas e pedidos para a Presidência da COP30, atuando como pontos de contato com setores e regiões.
Enviados para regiões estratégicas

ADNAN AMIN
Oriente Médio
Diplomata queniano e economista do desenvolvimento que atuou como primeiro Diretor-Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) de 2011 a 2019. Em 2022, foi nomeado CEO da COP28 nos Emirados Árabes Unidos, onde supervisionou a cúpula que produziu o histórico Consenso dos EAU. Chefiou o Secretariado da Junta de Chefes Executivos do Sistema da ONU, dirigiu o Secretariado do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre Coerência Sistêmica e liderou o Escritório do PNUMA em Nova York. Foi Senior Fellow no Centro Belfer de Harvard e possui mestrado em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade de Sussex.

ARUNABHA GHOSH
Sul da Ásia
Fundador e CEO do Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água (CEEW), um dos principais think tanks climáticos da Ásia. Desempenhou papel chave na criação da Aliança Solar Internacional. Com experiência em 54 países, trabalhou em Princeton, Oxford, PNUD (NY) e OMC (Genebra). Atualmente copreside o Conselho Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Nexo Energético e serve como Vice-Presidente do Comitê da ONU para Políticas de Desenvolvimento. Foi nomeado pelo Secretário-Geral da ONU para o Grupo de Especialistas de Alto Nível sobre Credibilidade e Responsabilidade dos Anúncios de Neutralidade Carbônica em 2022. Possui doutorado por Oxford.

CARLOS LOPES
África
Economista do desenvolvimento e Professor Honorário da Escola de Governança Pública Nelson Mandela da Universidade da Cidade do Cabo. Atuou como Secretário Executivo da Comissão Econômica da ONU para a África (2012-2016) e como Alto Representante da União Africana para parcerias com a Europa. Anteriormente, foi Representante Residente do PNUD no Brasil, supervisionando um dos maiores programas do PNUD globalmente. Preside o conselho da Fundação Africana para o Clima e é professor visitante na Sciences Po Paris. Possui doutorado em história pela Universidade Panthéon-Sorbonne.

DENIS MINEV
Setor privado amazônico
Economista formado pela Stanford University e mestre em Administração de Empresas pela Wharton School, é CEO da Bemol e investidor em projetos sustentáveis na Amazônia. Foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e cofundador da Fundação Amazonas Sustentável. É reconhecido como Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial.

JACINDA ARDERN
Oceania
Ex-Primeira-Ministra da Nova Zelândia (2017-2023), Dame Jacinda Ardern é reconhecida globalmente por sua liderança empática e políticas progressistas. Desde que deixou o cargo, continua seu serviço público como Patrona da Fundação Christchurch Call, focando na eliminação de conteúdo terrorista e extremista online. Ardern também atua como curadora do Prêmio Earthshot, apoiando soluções ambientais inovadoras. Em 2023, foi nomeada Dame Grande Companheira da Ordem de Mérito da Nova Zelândia. Possui bolsas na Universidade de Harvard, incluindo a Bolsa Angelopoulos para Líderes Públicos Globais e o Programa de Líderes Hauser na Escola Kennedy.

JOAQUIM BELO
Sociedade civil amazônica
Líder extrativista, atua como secretário de Formação e Comunicação do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), onde já foi presidente por três mandatos. Tem longa trajetória na defesa das comunidades tradicionais da Amazônia, com participação ativa em conselhos e comitês ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

JONATHAN PERSHING
América do Norte
Diretor de Meio Ambiente da Fundação William e Flora Hewlett, com décadas de experiência em diplomacia climática americana e internacional. Atuou como Adjunto do Enviado Presidencial John Kerry, como Enviado Especial para Mudanças Climáticas no Departamento de Estado dos EUA, e ocupou cargos de destaque no Departamento de Energia dos EUA, na Agência Internacional de Energia e no Instituto de Recursos Mundiais. Participa das negociações climáticas da ONU desde 1990 e fez parte da equipe do IPCC premiada com o Nobel da Paz em 2007. Possui doutorado em geologia e geofísica pela Universidade de Minnesota.

LAURENCE TUBIANA
Europa
CEO da Fundação Europeia para o Clima e uma das principais arquitetas do Acordo de Paris, onde atuou como Embaixadora para Mudanças Climáticas da França e Representante Especial para a COP21. Anteriormente, assessorou o Primeiro-Ministro Lionel Jospin em política ambiental e fundou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais (IDDRI). Copresidiu a Convenção Cidadã pelo Clima da França e atualmente é Professora na École Normale Supérieure em Paris e copresidente da Força-Tarefa Global de Impostos Solidários. Em 2024, foi condecorada com a Légion d'Honneur por suas contribuições à diplomacia climática.

PATRICIA ESPINOSA
América Latina e Caribe
Diplomata mexicana com mais de 35 anos de experiência em relações internacionais. Atuou como Secretária de Relações Exteriores do México (2006-2012) e como Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (2016-2022), onde liderou a implementação do Acordo de Paris. Atualmente é CEO e cofundadora da onepoint5, uma consultoria de clima e ESG, e participa de vários conselhos e iniciativas internacionais focadas em diplomacia climática. Possui graduação em Relações Internacionais pelo El Colegio de México e completou estudos de pós-graduação em Direito Internacional em Genebra.

XIE ZHENHUA
Leste Asiático
Representante chave da China para questões climáticas. Desempenhou papel central nas negociações climáticas globais, incluindo o Acordo de Paris e a diplomacia climática entre EUA e China. Ex-Ministro da Administração Estatal de Proteção Ambiental, atuou como Enviado Especial da China para Mudanças Climáticas até 2024. Atualmente preside o Instituto de Clima Califórnia-China e lidera o Fundo Zhenhua para transição verde e desenvolvimento sustentável. Possui graduação em física de engenharia pela Universidade Tsinghua e mestrado em direito ambiental pela Universidade de Wuhan.
Enviados setoriais

ANDRÉ GUIMARÃES
Sociedade civil
Agrônomo pela Universidade de Brasília com mestrado pela Universidade Cornell em Economia agrícola. Foi Vice-Presidente de Desenvolvimento da Conservação Internacional da divisão Américas, fundador e diretor da Brasil Florestas, e coordenador de Relações com o Setor Privado no Banco Mundial no programa Piloto das Florestas Tropicais. Dirigiu também a A2R Fundos Ambientais, o Instituto IBio (BioAtlântica) e o Imazon. Desde 2015, é Diretor Executivo do IPAM.

BETO VERÍSSIMO
Florestas
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com pós-graduação em Ecologia, é cofundador do Imazon e diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil). Atua na promoção do desenvolvimento sustentável da região e coordena o projeto Amazônia 2030. É também pesquisador afiliado ao Brazil LAB da Universidade de Princeton.

CLEMENTE GANZ
Sindicatos
Sociólogo formado pela PUC-SP, é coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDESS) e do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil. Foi diretor técnico do DIEESE entre 2004 e 2020. Tem longa trajetória na defesa dos direitos dos trabalhadores, do desenvolvimento sustentável e da justiça social.

DENISE DORA
Direitos humanos e transição justa
Advogada de direitos humanos e ativista feminista, é mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex e em História, Política e Bens Culturais pela FGV, além de doutoranda em Políticas Públicas na UFRGS. Cofundadora e primeira Diretora Executiva da THEMIS - Gênero, Justiça e Direitos Humanos (1993-1999), trabalhou para a Fundação Ford (2000-2011), e como professora de direito por mais de 15 anos. Foi Diretora Regional do Artigo 19 Brasil e América do Sul, e atualmente é integrante do Conselho Internacional do NAMATI, da Anistia Internacional e do Instituto Ibirapitanga no Brasil.

ELBIA GANNOUM
Energia
Economista e PhD com mais de 20 anos no setor energético, é atualmente Presidente Executiva da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias) e vice-chair do Global Wind Energy Council. Mãe de três filhos e defensora da diversidade no setor, cofundou a plataforma "Energia da Transformação". Reconhecida com o Prêmio CEE Woman of Distinction 2019, o Prêmio Todas da Folha de S.Paulo 2024 e o Top of the Year - Líderes em Energia 2025. Como embaixadora do WomeninWind, possui experiência na CCEE, nos Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, e na ANEEL, com diversas publicações sobre regulação energética desde 1998.

ETHEL MACIEL
Saúde
Epidemiologista e enfermeira. É professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde foi vice-reitora e reitora eleita. Foi secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (2023–2025). Especialista em doenças infecciosas, com foco em tuberculose, preside o grupo Técnico Assessor da Organização Mundial da Saúde (STAG-TB) sobre o tema e também é consultora do Grupo Estratégico para Iniciativa de Eliminação das Doenças na região das Américas da Organização Pan-Americana de Saúde.

FREDERICO ASSIS
Integridade de informação
Graduado em Relações Internacionais e mestre em História Social pela USP, foi assessor especial do prefeito Fernando Haddad e da campanha presidencial de 2018. Tem experiência em inteligência política para sustentabilidade, comunicação estratégica e gestão de crise. Integrou a Assessoria Especial da Presidência da República, onde atuou no enfrentamento à desinformação, e hoje é presidente do conselho da EBC.

JANJA LULA DA SILVA
Mulheres
Socióloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em Gestão Social e Sustentabilidade e especialização em História e Cidade. Casada com o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Coordenou Programas de Responsabilidade Socioambiental da Hidrelétrica Itaipu Binacional e tem se destacado na proteção de crianças e adolescentes, na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da equidade de gênero.

JUREMA WERNECK
Igualdade racial e periferias
Médica e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil desde 2017. Cofundadora de Criola, organização de mulheres negras com sede no Rio de Janeiro, e da Articulação das Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, sendo sua primeira secretária executiva. É referência em direitos humanos, igualdade racial e de gênero, e saúde da população negra. Publicou livros e artigos sobre racismo, saúde, direitos sexuais e reprodutivos. É membro dos Conselhos de Criola, Instituto Marielle Franco, Greenpeace Brasil e Vital Strategies Brasil.

MAGUY ETLIN
Cultura e indústria criativa
Empresária e curadora, é cofundadora da BlastU, plataforma de inovação e cultura digital. É Vice-Presidente da Fundação Bienal de São Paulo e tem forte atuação no setor cultural, com histórico em design, arte contemporânea e empreendedorismo criativo.

MARCELO BEHAR
Bioeconomia
Advogado formado pela USP e mestre em Políticas Públicas pela London School of Economics. Foi o responsável pela Campanha do Desarmamento no Governo Federal e Vice-Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2003-2008), advogou e, nos últimos quinze anos, foi executivo C-Level de empresas com foco em sustentabilidade, como CSN e Natura. Atualmente, é o Senior Advisor do WBCSD e do CEBDS para a COP30, coordena o Fórum de Governança Climática da FGV-SP, é cofundador da Ambition Loop Brasil e Conselheiro de organizações como o Instituto Ethos e WWF-Brasil.

MARCELLO BRITO
Governos subnacionais amazônicos
Engenheiro de Alimentos formado pela UNIFEB, com MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégia de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pela Universidade Pierre-Mendès-France. Atua há mais de 30 anos no agronegócio e na Amazônia. Presidiu a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e foi co-facilitador da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura. Atualmente é secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, Diretor Acadêmico da FDC-Agroambiental e Conselheiro de empresas e ONGs.

MARINA GROSSI
Setor empresarial
Economista pela Universidade de Brasília, com especializações pela Fundação Dom Cabral e a Universidade de Cambridge, é Presidente do CEBDS desde 2010 e atua há mais de 25 anos com mudança do clima e finanças sustentáveis. Representou o Brasil nas negociações climáticas da ONU (1997-2001) e coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Integra conselhos de organizações como Neoenergia, Norte Energia, Fundo JBS Amazônia e IBRAM, além do Conselho Independente de Especialistas Climáticos da Edelman e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República.

MARINEZ SCHERER
Oceanos
Bióloga, doutora em Ciências Marinhas, coordenadora do Laboratório de Gestão Costeira Integrada e professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Gestão Costeira e Marinha, com ampla experiência em assessoria técnica e capacitação em diversos países das Américas, África, Ásia e Europa. Atua como ponto focal do Brasil e co-chair do Grupo de Trabalho em Planejamento e Gestão Sustentável do Oceano da COI/UNESCO. Também co-lidera o Centro Regional de Treinamento Cono Sur da Ocean Teachers Global Academy (OTGA).

MAYA GABEIRA
Esportes
Surfista de ondas gigantes, ativista ambiental e autora. É a atual recordista mundial por surfar uma onda de 22,4 metros em Nazaré, Portugal, em 2020. Vencedora de múltiplos prêmios internacionais, incluindo o ESPY de Melhor Atleta Feminina de Esportes de Ação, foi nomeada Campeã da UNESCO para o Oceano e a Juventude em 2022. Maya também faz parte do Conselho Diretor da Oceana, maior ONG mundial focada somente na conservação do oceano. Após duas décadas de carreira, anunciou sua aposentadoria do surfe profissional em 2025.

PAULO PETERSEN
Agricultura familiar
Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e doutorado em Estudos Ambientais na Espanha. É coordenador executivo da AS-PTA e integra o núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). É conselheiro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), integrando sua Mesa Coordenadora.

PHILIP YANG
Soluções urbanas
Empreendedor e ativista urbano, é fundador do Instituto URBEM, dedicado ao desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis, e Senior Fellow do CEBRI. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e bacharel em Direito pela USP. Foi diplomata do Itamaraty entre 1992 e 2002, com passagens por Genebra, Pequim e Washington.

ROBERTO RODRIGUES
Agricultura
Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP e Doutor Honoris Causa pela UNESP, foi Ministro da Agricultura (2003–2006) e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Presidiu entidades como ABAG, SRB, COSAG/FIESP e a Aliança Cooperativa Internacional. É Professor Emérito da FGV e Embaixador Especial da FAO para o cooperativismo, além de membro de conselhos ligados ao agronegócio e à sustentabilidade.

SÉRGIO XAVIER
Fórum Brasileiro de Mudança do Clima
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, é coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima desde 2023. Foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (2011–2017), onde liderou iniciativas como o primeiro Plano Estadual de Mudanças Climáticas e o programa Noronha Carbono Neutro. Atua na articulação de políticas públicas para a transição ecológica e economia regenerativa.

SINÉIA DO VALE
Povos indígenas
Líder Indígena Wapichana da Terra Indígena Serra da Lua (RR), é gestora ambiental formada pela Faculdade Cathedral e mestranda em Sustentabilidade na Universidade de Brasília. Coordena o Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e de Mudanças Climáticas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e, desde 2024, é copresidente do Caucus Indígena da UNFCCC. Com mais de uma década de atuação em espaços de incidência climática, integra conselhos e comitês nacionais e internacionais, com participação ativa na Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas (LCIPP).