conheça

Agenda de Ação

O que é a Agenda de Ação?

A Agenda de Ação é o pilar da Convenção do Clima que mobiliza ações climáticas voluntárias da sociedade civil, empresas, investidores, cidades, estados e países para intensificar a redução das emissões, a adaptação às mudanças do clima e a transição para economias sustentáveis, conforme previsto no Acordo de Paris.

Campeões Climáticos de Alto Nível

O papel dos Campeões Climáticos de Alto Nível foi estabelecido na COP21, em Paris. Cada Presidência de COP aponta uma pessoa que atua em dupla com o Campeão ou Campeã anterior, mobilizando ações voluntárias dos atores que não negociam acordos, mas que são essenciais para colocá-los em prática. A Presidência da COP 30 decidiu trabalhar lado a lado com seu Campeão Dan Ioschpe e a Campeã da COP 29, Nigar Arpadarai, para impulsionar uma agenda única.

Prioridades da Agenda de Ação da COP30

A Agenda de Ação da COP 30 visa a inaugurar uma estrutura capaz de mobilizar todos os atores e esforços para acelerar a implementação do que já foi negociado, com base nos resultados do primeiro Balanço Global (GST-1). O Balanço Global é a ferramenta do Acordo de Paris que, em ciclos de 5 anos, avalia o progresso na implementação de seus objetivos e orienta um plano de ação global. 

A Presidência da COP30 propõe traduzir os resultados do Balanço Global em seis grandes eixos temáticos e trinta objetivos-chave, que serão impulsionados por múltiplas soluções.

Os seis eixos da Agenda de Ação cobrem esforços para mitigação, adaptação, financiamento, tecnologia e capacitação:

Os 30 objetivos-chave da COP 30 devem elevar a ação climática que começa e termina com as pessoas, incluindo mulheres e jovens, entre diversos grupos:

A Agenda de Ação oferece ainda uma oportunidade para que a COP 30 apoie os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com soluções que promovam a justiça climática, combatam a fome e a pobreza e abordem as desigualdades estruturais, incluindo as de gênero, raça e condições socioeconômicas.

Não partimos do zero: muitas iniciativas já estão em curso, e nosso papel é conectá-las, apoiá-las e ampliá-las para acelerar e expandir a ação climática. Para viabilizar essa visão, 30 grupos de ativação foram criados.