Itaipu apresenta soluções em transição energética, cidades resilientes e bioeconomia em eventos na COP30
A Binacional compartilhará ações implementadas pela empresa em temas alinhados com os eixos da Agenda de Ação da conferência. Programação inclui entrega de barco 100% movido a hidrogênio verde a instituição de fomento à ciência na Amazônia e catadores de resíduos de Belém

Por Itaipu Binacional
Recordista mundial em geração de energia limpa e renovável, Itaipu Binacional coordena quatro eventos paralelos (side events) nas zonas Azul e Verde da COP30, relacionados aos eixos de transição energética, cidades resilientes, bioeconomia e governança participativa, que fazem parte da Agenda de Ação da conferência.
A empresa, coorganizadora e parceira estratégica da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP) e da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) na preparação da conferência, também entregará um barco 100% movido a hidrogênio que será operado por cooperativas de catadores de Belém e pela FADESP, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. O anúncio sobre a embarcação, que será utilizada na coleta seletiva de resíduos recicláveis nas ilhas próximas a Belém, será no dia 12/11, às 16h15, no Píer Porto do Futuro.

“A Itaipu levará sua experiência de mais de 40 anos de geração de energia limpa, proteção do meio ambiente, desenvolvimento de novas tecnologias e ações socioambientais que contribuem com a estratégia do governo do Brasil para esta COP, de acelerar a Agenda de Ação climática”, afirmou o diretor-geral brasileiro da empresa Enio Verri.
O primeiro evento promovido pela Itaipu será nesta terça-feira, 11/11, na Zona Verde, sobre Cidades Resilientes e Inclusivas frente à Crise Climática. O objetivo é mostrar ações concretas e replicáveis, capazes de tornar os territórios mais preparados para enfrentar a mudança do clima. Entre os participantes está a presidente da cooperativa de catadores Concaves de Belém, Debora Baía. A Itaipu promove a estruturação da coleta seletiva em 255 municípios brasileiros, incluindo a capital paraense, beneficiando cerca de 4 mil catadores.
Na quinta-feira (13), na Zona Verde, o evento paralelo abordará a Governança Participativa e a Agenda 2030, reunindo lideranças de governo e da sociedade civil para discutir formas de participação social e de integração entre políticas públicas e ações comunitárias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Itaipu irá compartilhar sua experiência com o estabelecimento de 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, envolvendo diversos atores sociais para a tomada de decisão de iniciativas sociais e ambientais no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
No sábado (15), na Zona Azul, a programação tratará de Soluções Inovadoras para as Matrizes Energéticas. Este evento abordará diversos temas, tais como o papel do Brasil na transição energética justa e inclusiva, área em que a Itaipu é referência internacional, não só pela geração de energia limpa, como pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas em biogás, hidrogênio verde, combustível sustentável de aviação e solar flutuante. Além disso, serão abordados marcos regulatórios e entraves para a promoção dessas inovações em escala comercial.

Também na Zona Azul, na segunda-feira (17), o evento “Floresta, Água e Bioeconomia: Inovação e Sustentabilidade para Enfrentar a Urgência Climática”, reunirá representantes da Binacional, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama); e Instituto Socioambiental (ISA) para tratar do uso sustentável de recursos biológicos para gerar valor econômico e inclusão social. Também serão discutidas políticas públicas e mecanismos de incentivo.
A programação da Itaipu Binacional inclui, ainda, uma apresentação sobre o trabalho de produção petróleo sintético, resultado de pesquisa em parceria com o Itaipu Parquetec e o governo alemão e que faz parte de estudos para a produção de combustível sustentável de aviação (dia 14, às 16h30, no estande da Itaipu, na Zona Verde).
Também será apresentado o I-Rec, certificado de utilização de energia renovável reconhecido internacionalmente que passará a ser emitido pela Itaipu no mercado brasileiro (dia 18, às 16h30, no Píer Porto do Futuro).
Confira a programação completa da Itaipu durante a COP30
