CREDENCIAMENTO DE MÍDIA

Credenciamento imprensa Cúpula do Clima de Belém

Credenciamento de imprensa exige cadastro na plataforma oficial até 31/10, com documentos, foto e vínculo jornalístico

Em razão de adequações de logística e de segurança, a organização brasileira informa que as credenciais emitidas pela UNFCCC não serão aceitas para acesso à Cúpula do Clima de Belém, (6 e 7 de novembro). O acesso, nessas datas, exigirá, obrigatoriamente, credencial específica a ser emitida exclusivamente por sistema de credenciamento próprio.

Seguem, abaixo, informações sobre o credenciamento de profissionais da imprensa comercial para a Cúpula do Clima de Belém. Eventuais dúvidas devem ser remetidas ao endereço eletrônico press.leaders.cop30@itamaraty.gov.br

1) PRAZOS E PLATAFORMA

O credenciamento deverá ser realizado exclusivamente pela plataforma até o dia 31/10/2025 (sexta-feira), às 18h (Horário de Brasília – BRT; GMT-3), impreterivelmente.

Não será realizado credenciamento no local do evento nem serão aceitos pedidos fora do prazo.

Para completar o cadastro as seguintes instruções devem ser observadas:

1. Acesse o endereço eletrônico https://cop30.br/accreditation/media;

2. Selecione o evento “BELÉM - PA – COP30 - BELÉM CLIMATE SUMMIT” e informe o seu correio eletrônico (apenas um cadastro por correio eletrônico);

3. Será enviado para o correio eletrônico código que permitirá prosseguir;

4. Preencha os dados e anexe os documentos exigidos;

5. Ao final, será enviado e-mail confirmando o envio do pedido.

Importante: Pedidos enviados após 31/10/2025, 18h (BRT) serão indeferidos.

2) DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • Foto recente, quadrada, em fundo neutro, com rosto centralizado e visível, sem óculos escuros, sem filtros; com boa resolução;
  • Documento de identificação com foto (CNH ou RG para brasileiros e passaporte para estrangeiros);
  • Carta em papel timbrado do veículo de mídia, assinada pelo(a) Editor(a)-Chefe, atestando vínculo profissional e o pedido de cobertura específica do evento da Cúpula do Clima de Belém. Clique aqui e acesse ao modelo da carta;
  • Formatos aceitos: PDF, JPG/JPEG ou PNG, legíveis;
  • Formatos não aceitos: DOC/DOCX, PAGES, arquivos compactados (ZIP/RAR), links que exijam login para acesso (ex.: pastas restritas em drive).

3) ANÁLISE DO PEDIDO E CRITÉRIOS DE INDEFERIMENTO

Todos os pedidos serão analisados pela organização. O não atendimento aos requisitos exigidos implicará indeferimento do pedido de credenciamento. Além disso, o deferimento estará sujeito à avaliação do governo brasileiro.

3.1. Comprovação da atividade jornalística do veículo de mídia:

Apenas veículos jornalísticos com atividade pública, contínua e verificável serão aceitos para fins de credenciamento de imprensa comercial para a Cúpula do Clima de Belém (6 e 7 de novembro).

Não se enquadram nessa categoria, e terão seus pedidos de credenciamento de imprensa indeferidos: empresas privadas sem fins jornalísticos, ONGs, empresas de consultoria, agências/assessorias de relações públicas e de comunicação (públicas ou privadas), departamentos de comunicação institucional e influenciadores digitais.

Empresas terceirizadas contratadas por veículos de mídia devem comprovar a finalidade jornalística da contratação e apresentar documentação que ateste o vínculo.

Profissionais de imprensa oficial contam com plataforma própria de credenciamento, conforme instruções enviadas às delegações participantes do evento.

A Cúpula do Clima dispõe de vias próprias de credenciamento e participação para a sociedade civil, incluindo a Green Zone e eventos paralelos, que permitem o diálogo aberto e construtivo com representantes governamentais e outros participantes do evento.

3.2. Comprovação pública do veículo de mídia:

É necessário informar o site oficial (URL) do veículo de mídia. Serão indeferidos pedidos sem link; com site inexistente, offline ou em construção; ou sem conteúdo jornalístico verificável.

3.3. Fotos fora do padrão:

Serão indeferidos pedidos cuja foto não esteja no padrão explicitado no item 2. Após a aprovação do pedido de credenciamento, não será possível a alteração da foto do crachá.

3.4. Baixa qualidade/legibilidade dos anexos:

Serão indeferidos pedidos cujos documentos anexados estejam borrados, cortados, com reflexo/luz estourada, ilegível. Ressaltamos também que não serão aceitos documentos em formato DOC/DOCX, PAGES, arquivos compactados (ZIP/RAR), links que exijam login para acesso (ex.: pastas restritas em drive).

3.5. Documento inválido ou irregular:

Serão indeferidos pedidos que apresentem documentos vencidos, com sinais de falsificação ou com dados conflitantes com o formulário.

3.6. Nome no crachá (“display name”) inadequado:

O nome no crachá deve conter até 2 componentes (ex.: “João Silva”), sem títulos, condecorações, emojis ou siglas.

  • Exemplos de nomes inadequados: “Dr. João da Silva, PhD”, “Prof.ª Maria A. de Souza”, “João ‘@canalXYZ’ Silva”.
  • Exemplos de nomes válidos: “João Silva”; “Maria Souza”.

3.7. Pedido incompleto, duplicado ou fora do prazo:

Serão indeferidos pedidos em que faltarem documentos obrigatórios; em que houver duplicidade (considera-se a versão mais recente); ou que tenha sido enviado após o prazo.

4) NOTIFICAÇÕES E RETIRADA DE CREDENCIAIS

A confirmação do credenciamento para a Cúpula do Clima de Belém (6 e 7 de novembro) ocorre somente após validação dos dados e documentos. O interessado será notificado por e-mail em caso de aprovação ou rejeição do pedido.

ATENÇÃO: Não haverá prazo adicional concedido para além de 31/10/2025, 18h (BRT). Pedidos reencaminhados após esse limite serão indeferidos.

Local, data e horário para a retirada das credenciais serão informados por e-mail e por outros meios de comunicação oficiais da Cúpula do Clima de Belém.

Recomenda-se aos interessados verificar caixa de entrada, lixo eletrônico e spam para não perder comunicados importantes.

5) VISTOS

O Brasil tem acordos de isenção de visto com muitos países. As informações sobre o regime de vistos para cada país e para cada tipo de passaporte estão disponíveis em: Quadro Geral de Regime de Vistos para entrada de estrangeiros no Brasil — Ministério das Relações Exteriores.

Aos profissionais de imprensa portadores de passaportes sem isenção de visto que participarão da Cúpula do Clima de Belém (6 e 7 de novembro) e da COP30, o governo brasileiro concederá visto eletrônico gratuito, com validade até 31/12/2025, para estada de até 90 dias.

Para solicitar o visto eletrônico, os requerentes devem acessar o Sistema Consular Integrado (SCI - Sistema Consular Integrado) e anexar os seguintes documentos: foto, cópia colorida do passaporte e comprovante de credenciamento na Cúpula do Clima de Belém. Cartas de credenciamento serão expedidas na plataforma oficial de credenciamento para todos os participantes credenciados.

A aprovação de credenciais de imprensa não implicará, necessariamente, concessão de visto para entrada em território brasileiro.

O visto eletrônico será processado no prazo de até 10 dias úteis e será enviado para o correio eletrônico do requerente indicado no formulário de solicitação.

6) PROTEÇÃO DE DADOS

As informações e os documentos enviados serão utilizados exclusivamente para credenciamento e segurança de acesso à Cúpula de Belém (6 e 7 de novembro), sendo tratados conforme a legislação brasileira aplicável, incluindo, entre outras, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).