COPs 30 e 31: Reforçando a cooperação multilateral para a ação climática
Na Turquia, André Corrêa do Lago e Ana Toni participam de reuniões preparatórias com a Presidência da COP31

O Presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e a CEO da COP30, Ana Toni, participam nesta semana de reuniões organizadas pelas Presidências da COP30 e da COP31 em Istambul, Turquia.
A COP31 será realizada em Antália, Turquia, de 9 a 20 de novembro de 2026, marcando o próximo marco na implementação coletiva do Acordo de Paris. A conferência será presidida por Murat Kurum, Ministro do Meio Ambiente, Urbanização e Mudança do Clima da República da Turquia.
A Presidência da COP30 espera trabalhar em estreita colaboração ao longo de 2026 com o presidente designado Kurum, com os Campeões Climáticos de Alto Nível, Samed Ağırbaş (COP31) e Dan Ioschpe (COP30), e com o Ministro da Mudança do Clima e Energia da Austrália, Chris Bowen, que presidirá as negociações da COP31. Esse trabalho conjunto dará continuidade aos resultados alcançados em Belém, com o objetivo de reforçar a confiança entre as Partes e acelerar o progresso da ação climática.
“A colaboração contínua entre as Presidências das COPs é essencial para transformar ambição em entrega e preservar a confiança no multilateralismo”, afirma o Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente da COP30, que segue convocando e facilitando diálogos de alto nível, além de orientar a ação climática até a abertura da COP31. “O multilateralismo climático poderia ser aprimorado para operar em duas velocidades complementares: uma trilha de negociações baseada no consenso, que assegure legitimidade e direção, e uma trilha de implementação que permita a coalizões de atores com capacidade técnica e institucional mobilizar rapidamente recursos, ampliar soluções e gerar pontos de inflexão positivos, sem reabrir o que já foi acordado e operando plenamente com base no que foi consensuado.”
Durante a estadia na Turquia, Corrêa do Lago e Ana Toni participarão de reuniões com a UNFCCC e com representantes da Presidência da COP31. Nos próximos dias, o Presidente da COP30 também participará de encontros na sede da Agência Internacional de Energia (AIE), em Paris, e com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma. O objetivo é discutir os roteiros para a transição para longe dos combustíveis fósseis, o fim do desmatamento global até 2030 e a mobilização de US$ 1,3 trilhão por ano em financiamento climático até 2035.
Na semana passada, Ana Toni esteve em Canberra, na Austrália, para reuniões com a NDC Partnership, uma coalizão de mais de 260 membros, incluindo mais de 140 países, voltada à implementação de ações climáticas ambiciosas e transformadoras que contribuam para o cumprimento do Acordo de Paris e impulsionem o desenvolvimento sustentável. Em 2026, o Brasil será copresidente da iniciativa, ao lado da Austrália.
Na Austrália, a CEO da COP30 também se reuniu com Chris Bowen e outros integrantes da equipe da COP31 do país. Toni transmitiu votos de sucesso, apresentou os planos da Presidência da COP30 para 2026 e avançou no trabalho conjunto que as Presidências desenvolverão ao longo deste ano.
À medida que se desenha o caminho de Belém a Antália, a Presidência da COP30 reafirma seu compromisso com uma cooperação estreita com a Turquia, a Austrália e os Campeões Climáticos de Alto Nível, para engajar Partes e não Partes e entregar resultados climáticos ambiciosos, críveis e implementáveis.
Saiba mais sobre a nomeação do Presidente Designado da COP31:
https://unfccc.int/sites/default/files/resource/message_to_parties_and_observers%20_appointment_of_president_designate_for_cop_31.pdf
Conheça os Campeões Climáticos de Alto Nível:
https://unfccc.int/climate-action/engagement/marrakech-partnership-for-global-climate-action/actors/meet-the-climate-high-level-champions
