Balanço Ético Global

Conferência internacional em Roma promove justiça climática e celebra a encíclica Laudato Si’

O evento, integrado ao calendário oficial do Balanço Ético Global, celebra os dez anos da encíclica Laudato Si’ e reforça a participação da sociedade na preparação para a COP30, em Belém

Marina Silva discursa na abertura da Conferência Internacional “Espalhando Esperança pela Justiça Climática", em Roma. Foto: Ascom/MMA
Marina Silva discursa na abertura da Conferência Internacional “Espalhando Esperança pela Justiça Climática", em Roma. Foto: Ascom/MMA

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou nessa quarta-feira, 1º de outubro, da abertura da Conferência Internacional Espalhando Esperança pela Justiça Climática, em Roma, na Itália. Organizada pelo Movimento Laudato Si’, a conferência integra o calendário oficial do Balanço Ético Global (BEG) – iniciativa inédita lançada pelo governo brasileiro e pela ONU como preparação para a COP30 em Belém.

O encontro celebra os dez anos da encíclica Laudato Si’, elaborada pelo Papa Francisco em 2015 e considerada uma referência global na defesa da vida, da ecologia e da justiça social.

"É incoerente dizermos que amamos o Criador e destruirmos a criação", destacou a ministra em sua fala na Espalhando Esperança. A fé, pontuou, é uma das ferramentas mais potentes para o enfrentamento à mudança do clima, "um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou até hoje".

A necessidade da mobilização global acompanhada da mudança no modo de vida e da maneira como a humanidade se relaciona com o planeta foi salientada pelo Papa Leão XIV. “É somente por meio de um retorno ao coração que pode acontecer também uma verdadeira conversão ecológica. É preciso passar da coleta de dados ao cuidado; de discursos ambientalistas a uma conversão ecológica que transforme o estilo de vida pessoal e comunitário”, afirmou. “Para quem crê, trata-se de uma conversão que não difere daquela que nos orienta ao Deus vivo, porque não se pode amar o Deus que não se vê desprezando suas criaturas, e não se pode dizer discípulo de Jesus Cristo sem compartilhar de seu olhar sobre a criação e de seu cuidado pelo que é frágil e ferido.”

Balanço Ético Global

O BEG reúne conferências em várias partes do mundo e propõe uma escuta ética e planetária sobre a crise climática. A iniciativa fortalece parcerias entre lideranças sociais, culturais, espirituais, empresariais, científicas e políticas, por meio de seis diálogos intercontinentais e eventos independentes organizados pela sociedade.

Liderado pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o BEG é uma das principais formas de engajamento da sociedade com a COP30. A partir da ética e da cultura, a iniciativa provoca reflexão sobre o quanto avançamos e quais ações ainda precisamos executar para que o planeta não ultrapasse a marca de 1,5ºC de aquecimento médio em relação aos níveis pré-Revolução Industrial, principal meta do Acordo de Paris.

Nos últimos meses, o processo reuniu representantes religiosos, artísticos, da sociedade civil, setor empresarial, povos indígenas e comunidades tradicionais, ativistas e cientistas, nos seis continentes do mundo.