Boletim COP30 Brasil #77 - Negociação preparatória para a COP30 inicia com foco na implementação de acordos climáticos e fortalecimento do multilateralismo
A Pre-COP ocorre nesta segunda e terça-feira, 13 e 14/10, em Brasília. A abertura do evento teve forte apelo pelo fortalecimento do multilateralismo na agenda climática e contou, ainda, com a apresentação dos resultados dos Círculos da Presidência. Ouça a reportagem e saiba mais.

Reportagem: Mayara Souto | COP30 Brasil
Locução: Bárbara Bezerra | COP30 Brasil
Repórter: A menos de 30 dias da abertura da COP30, ministros e negociadores de 67 delegações se reuniram em Brasília para alinhar posições políticas e técnicas que serão levadas para Belém. A abertura do evento, chamado de Pre-COP, teve a participação presidente da República do Brasil em exercício, Geraldo Alckmin, dos representantes dos Círculos da Presidência da COP30, e do o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) Simon Stiell. A sessão foi conduzida pelo o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.
Repórter: Em seu discurso de abertura, Geraldo Alckimin mencionou os três objetivos centrais da Presidência da COP30 para o evento em Belém: reforço do multilateralismo e o regime de mudança do clima; conectar o regime climático à vida real das pessoas; e acelerar a implementação do Acordo de Paris.
O presidente da República em exercício destacou ainda o compromisso brasileiro de apresentar uma meta de redução, até o ano de 2035, de até 67% de emissões líquidas de gases de efeito estufa.
Geraldo Alckmin: Essa nova NDC do Brasil traz a visão de um país que reconhece a crise climática, assume a urgência da construção de resiliência e desenha um roteiro para um futuro de baixo carbono para a sociedade, a economia e seus ecossistemas.
Repórter: Após a abertura oficial, os líderes dos Círculos da Presidência da COP30 apresentaram um balanço das ações feitas até o momento. Os círculos são grupos temáticos criados para mobilizar governo, sociedade civil e setor privado na articulação de ações concretas para cada área em relação ao clima.
O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, que lidera o Círculo de Finanças, falou sobre os resultados do trabalho do grupo.
Fernando Haddad: Trabalhamos ao longo do ano na construção de três iniciativas estratégicas para a Agenda da COP30. O Fundo Florestas para Sempre que propõe um novo modelo de financiamento baseado em investimento e não apenas em doações; a Coalizão Aberta para Integração dos Mercados de Carbono e a Supertaxonomia, destinada a assegurar comparabilidade e integridade.
Repórter: A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara,apresentou o balanço do Círculo dos Povos e comemorou a representação dos povos indígenas no evento:
Sônia Guajajara: Teremos a maior e melhor COP em participação indígena na história, com a maior delegação credenciada na zona azul.
Repórter: A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, representou o círculo do Balanço Ético Global. O grupo é inspirado no Balanço Global do Acordo de Paris.
Marina Silva: O Balanço Ético Global propõe um espaço de escuta da sociedade global sobre a articulação entre decisões políticas e a urgência de implementá-las, sob uma perspectiva ética.
Repórter: A Pre-COP, realizada em Brasília, reúne ministros e negociadores de clima de todo o planeta. O evento busca facilitar consensos sobre temas-chave para COP30, que ocorrerá entre os dias 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará.