Boletim COP30 Brasil #85 - Na “COP da Verdade”, Brasil promove iniciativa global contra a desinformação climática
Com apoio da ONU e da UNESCO, o país propõe ação para fortalecer a integridade da informação e enfrentar o negacionismo. Ouça a reportagem e saiba mais.

Por Inez Mustafa | COP30
Repórter: O Brasil consolida, na COP30, uma política que ganhou força nas presidências brasileiras do G20 e do BRICS: o combate à desinformação climática. A circulação de notícias falsas sobre o clima aumentou mais de 30% nos últimos anos, segundo a UNESCO, e ameaça o avanço das políticas ambientais no mundo.
Durante coletiva em Belém, representantes da ONU, da UNESCO e do governo brasileiro apresentaram a Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas, que busca garantir que decisões sobre o futuro do planeta sejam tomadas com base em fatos e evidências científicas. A conselheira da ONU Charlotte Scadden destacou o desafio global:
Charlotte Scadden: Estamos em um momento crítico, em que dois dos maiores desafios da humanidade estão perigosamente entrelaçados, a erosão do nosso ecossistema de informação e a crise cilmática.
Repórter: O secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant, lembrou que o tema entrou pela primeira vez na agenda oficial das COPs por meio da liderança brasileira.
João Brant: É a primeira vez que a integridade da informação ganha espaço no processo da COP, e isso é uma grande conquista. Em novembro de 2024, quando o Brasil encerrava sua presidência do G20, decidimos lançar, junto com a ONU e a UNESCO, a Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas
Repórter: Brant afirma que a proposta já reúne mais de cem organizações da sociedade civil e 12 países signatários, entre eles Brasil, França, Alemanha e Uruguai. O enviado especial da COP30 para integridade da informação, Frederico Assis, reforçou a mensagem do presidente Lula na abertura da conferência:
Frederico Assis: O presidente Lula mandou um recado muito claro: esta é a COP da Verdade. Precisamos derrotar novamente o negacionismo. Vivemos na era da desinformação, e estamos prontos para enfrentá-la
Repórter: Garantir informação verdadeira sobre o clima é garantir o direito da sociedade de participar, cobrar e agir.
