BOLETIM DE RÁDIO COP30 BRASIL

Boletim COP30 Brasil #72 - Lula anuncia aporte de US$ 1 bilhão no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre: “Brasil vai liderar pelo exemplo”

Iniciativa foi tema de reunião em Nova York. Mecanismo multilateral de financiamento proposto pelo país será lançado oficialmente na COP30. Ouça a reportagem e saiba mais.

Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura do Debate Geral da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA)  - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura do Debate Geral da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA) - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Reportagem: Laura Marques | COP30 Brasil
Locução: Inez Mustafa | COP30 Brasil

Repórter: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil investirá um bilhão de dólares no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês para The Tropical Forest Forever Facility). O anúncio foi feito em Nova York, durante a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU. A iniciativa busca fornecer recomendações, para consolidar soluções de ação climática, antes da COP30. Lula fez um chamado aos líderes mundiais.

Luiz Inácio Lula da Silva: O Brasil vai liderar pelo exemplo e se tornar o primeiro país a se comprometer com investimento no fundo com um bilhão de dólares. Por isso, convido todos os parceiros presentes a apresentarem contribuições igualmente ambiciosas para que o TFFF possa entrar em operação na COP30, em novembro, na Amazônia Sul-Americana.

Repórter: O TFFF demontra que manter a floresta em pé é mais valioso do que a derrubar. Mais de 70 países em desenvolvimento, que abrigam florestas tropicais, poderão receber recursos para conservar seus biomas. Para Lula, o impacto vai muito além da Amazônia, é um impacto global.

Luiz Inácio Lula da Silva: Mais do que proteger um bioma específico, o TFFF é um mecanismo para preservar a própria vida na Terra. As florestas tropicais prestam serviços ecossistêmicos essenciais para a regulação do clima.

Repórter: O presidente brasileiro também explicou que os retornos financeiros gerados pelo fundo serão repartidos anualmente entre os investidores e os países que mantiverem suas florestas conservadas. A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou o caráter inovador da iniciativa.

Marina Silva: É um instrumento catalisador capaz de mobilizar capital em escala sem precedentes, fortalecer a cooperação internacional e dar novo fôlego à arquitetura global de financiamento climático e de biodiversidade. Representa uma oportunidade única de alinhar justiça climática, proteção da natureza e prosperidade compartilhada.

Repórter: O anúncio recebeu elogios do presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que destacou as florestas como “infraestruturas econômicas” essenciais para a regulação da água. A proposta também teve apoio da ONU, da União Europeia e de representantes de cerca de 20 países.

» confira também:

Carregando