BOLETIM DE RÁDIO COP30 BRASIL

Boletim COP30 Brasil #37 - Brasil garante acomodação para todos os países da COP30

Navios de cruzeiro reforçam solução brasileira para hospedagem durante a COP em Belém. Ouça a reportagem e saiba mais.

Porto de Outeiro está em obras para receber os navios cruzeiros que hospedarão negociadores da COP30 — Foto: Rafael Neddermeyer / COP30
Porto de Outeiro está em obras para receber os navios cruzeiros que hospedarão negociadores da COP30 — Foto: Rafael Neddermeyer / COP30

Reportagem: Comunicação da COP30
Locução: Inez Mustafa | COP30 Brasil

Repórter: O Governo Federal do Brasil acaba de fechar a contratação de dois navios de cruzeiro para abrigar participantes da COP30 em Belém, em novembro de 2025. Os navios MSC Seaview e Costa Diadema vão oferecer quase 3.900 cabines, com capacidade para até 6 mil leitos, garantindo conforto e acessibilidade durante o maior evento climático do mundo.

A hospedagem será disponibilizada em etapas, começando pelos 98 países menores em desenvolvimento e insulares, com diárias de até US$ 220. Nas demais etapas, as nações que ainda não haviam sido contempladas poderão reservar hospedagens a partir de US$ 600. Tudo mediado pela ONU, assegurando transparência e equidade. Segundo Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30, essa é uma das muitas soluções pensadas para receber delegações, observadores e organizações sociais.

Valter: Nós assumimos um compromisso de garantir que todos os países, todas as delegações, os negociadores, estejam presentes. Estamos trabalhando, em negociação intensa, ainda com os hotéis, com as imobiliárias, com os proprietários privados, com outras formas de suprir, para garantir preços que a gente considera que sejam mais razoáveis em época de grandes eventos.

Repórter: Os navios ficarão atracados no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, que está sendo revitalizado e terá uma nova ponte para facilitar o acesso rápido aos locais oficiais da COP30. A contratação desses navios integra a estratégia mais ampla do Governo Federal, para aumentar a oferta de hospedagem em Belém durante a COP30. Ela reforça o compromisso do Brasil em realizar uma COP histórica, deixando um legado de infraestrutura e desenvolvimento para a região. Acompanhe mais detalhes no site oficial da COP30.