BOLETIM DE RÁDIO COP30 BRASIL

Boletim COP30 Brasil #36 - Na COP 30, Curupira reforça a relação da identidade brasileira com a natureza

Personagem do folclore nacional é considerado o “guardião das florestas e dos animais” e faz parte da identidade visual da conferência sob presidência brasileira. Em carta à comunidade internacional, o embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago, considerou as florestas um “tópico central” do debate sobre mudança do clima. Ouça a reportagem e saiba mais.

O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, um ser mítico que protege as florestas e seus animais, sendo considerado um guardião da natureza - Arte: COP30 Brasil
O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, um ser mítico que protege as florestas e seus animais, sendo considerado um guardião da natureza - Arte: COP30 Brasil

Por Mayara Souto / mayara.souto@presidencia.gov.br

Repórter: Com cabelo cor de fogo, pés virados para trás e corpo de menino, o Curupira foi escolhido para compor a identidade visual da COP30. A lenda do folclore brasileiro é conhecida como o guardião das florestas e dos animais, como conta Januária Silva, autora do livro ‘O Curupira e outros seres fantásticos do folclore brasileiro’. 

Januária Silva: O Curupira é tido como o guardião das florestas, aquele que toma conta dos bichos, das matas, mesmo que, para isso ele, às vezes, se utilize de métodos nem tão adequados. Mas, o que importa é o que ele simboliza: essa conexão forte que o homem tem com a natureza.

Repórter: A primeira referência ao Curupira na história brasileira foi feita pelo padre José de Anchieta, em 1560. O jesuíta veio ao Brasil introduzir o catolicismo na cultura indígena. Para isso, escrevia poesias e peças de teatro. Em um desses textos, ele escreveu que os indígenas temiam muito o Curupira e faziam oferendas para não serem atacados. 

De Belém, no Pará, onde ocorrerá a Cúpula, Paulo Maués, autor do livro ‘Histórias de Curupira’, diz que a lenda ainda está muito presente no dia a dia dos povos da Amazônia. 

Paulo Maués: De todos os personagens que são protetores da natureza, o Curupira é o principal. E o homem da Amazônia tem uma relação muito curiosa com esse personagem. É um personagem que pode ajudar o homem na caçada, mas que também pode castigar esse mesmo homem se ele entrar na floresta para maltratar tanto a fauna, quanto a flora. 

Repórter: A figura do Curupira reflete o compromisso da presidência brasileira em preservar as florestas. Em carta à comunidade internacional, o presidente da COP 30, André Corrêa do Lago disse que as florestas serão um tópico central nas discussões do maior evento de debates ambientais do mundo.