Diálogo Japão-Brasil abre caminho para a COP30 e reforça urgência climática
Encontro reuniu representantes de mais de 30 países em Tóquio para debater financiamento, adaptação e ação climática global, dando início às negociações que culminarão na COP30, em Belém.

Por Inez Mustafa | inez.mustafa@presidencia.gov.br
A 23ª Reunião Informal sobre Ações Adicionais contra as Mudanças Climáticas, conhecida como Diálogo Japão-Brasil, reuniu representantes de mais de 30 países, em Tóquio, no Japão, nos dias 13 e 14 de março. Os delegados debateram os resultados da COP 29, realizada em Baku, no Azerbaijão, no ano passado, e os principais temas para a COP30, em Belém, que vão desde financiamento até adaptação climática, bem como acelerar a ação climática global.
“Esse encontro inicia a largada para os trabalhos que irão culminar na COP30”, afirma a embaixadora Liliam Chagas, que codirigiu as negociações. “Em encontros como esse, os negociadores debatem, trocam informações e subsídios, defendem aspectos que consideram fundamentais em cada tema, explicam eventuais dificuldades, para construírem os consensos necessários e chegarem a um acordo no final do ano”, reitera Chagas.
Chagas explicou que, mesmo sendo um encontro informal, os participantes apontaram a importância do financiamento climático ser público e por concessão, sem envolver empréstimos, indicaram a necessidade da promoção de investimentos público-privados e debateram alternativas de alocação financeira mínima para países pequenos.
Compromisso histórico
Há 23 anos, Brasil e Japão realizam o primeiro diálogo informal do ano, para negociadores da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Os participantes discutem as perspectivas e os desafios das negociações sobre mitigação, adaptação, implementação do Acordo de Paris, financiamento climático e transição justa, assinala a embaixadora. Esses tópicos serão prioritários nas negociações em 2025.
A próxima parada para as discussões será em Berlim, na Alemanha, nos dias 25 e 26 de março, onde os temas continuarão na mesa de negociações. Outro ponto alto antes da COP30, onde essas negociações serão concretizadas, será em Bonn, no país germânico, em junho, contou Chagas.