HOSPEDAGENS

Belém amplia capacidade de hospedagem para COP30 e já conta com mais de 36 mil leitos

Capital do Pará será palco da maior conferência sobre o clima do mundo com meta de 50 mil leitos disponíveis durante o evento, em novembro.

Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém, poderá receber hóspedes durante a conferência sobre o clima da ONU | Foto: Governo do Pará
Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém, poderá receber hóspedes durante a conferência sobre o clima da ONU | Foto: Governo do Pará

Por redação do site da COP30 

Enquanto a COP30 se aproxima, Belém se prepara para receber milhares de participantes com uma estrutura robusta de hospedagem. A capital paraense já conta com 36.015 leitos disponíveis, distribuídos entre hotéis, aluguel por temporada, e até navios de cruzeiro. Desse total, 14 mil leitos estão na rede hoteleira da capital e outros estão na região metropolitana, abrangendo cidades como Ananindeua, Barcarena e Castanhal.  

O aluguel por temporada, especialmente via plataforma Airbnb, representa a maior parcela de acomodações disponíveis, com 15.256 leitos. Enquanto navios de cruzeiro contratados pelo governo federal somam 6.000. Além disso, 9.877 leitos estão em desenvolvimento, incluindo novos hotéis (como os das redes Vila Líderes, Tivoli e Vila Galé), escolas adaptadas como hostels, alojamentos militares e espaços religiosos.  

Valter Correia, secretário-extraordinário para a COP30, explicou que a atualização no número de leitos que estão disponíveis para os participantes da Conferência sobre o Clima, em novembro, é resultado do esforço do governo federal, local e rede hoteleira. 

"É muito importante essas e outras ações que estão em desenvolvimento. Nesse esforço com a rede hoteleira, conseguimos avançar bastante no que entendemos que podemos fazer em conjunto e de comum acordo, dentro de uma lógica preventiva, para viabilizar uma das melhores COPs realizadas em todos os tempos”, salientou Correia. 

Com a confirmação de novos empreendimentos imobiliários e o aumento na oferta de aluguéis de temporada voltados para a COP30, Belém deve superar a marca de 50 mil leitos até novembro, reforçando sua capacidade de receber negociadores e visitantes de todo o mundo.

Além disso, nas próximas semanas, o governo brasileiro vai lançar uma plataforma online para centralizar reservas de leitos e monitorar preços, dando mais segurança aos participantes da Conferência. O modelo é adotado há vários anos pela UNFCCC (Secretaria das Nações Unidas sobre o Clima) na realização de COPs.

Veja também

Carregando