Panamá

Ana Toni: “A América Latina é parte da solução climática”

A CEO da COP 30 está representando a presidência da Conferência na Semana do Clima da UNFCCC, que acontece nesta semana no Panamá

Ana Toni, CEO da COP30, em reunião com Simon Stiell, secretário da UNFCCC, nesta terça-feira, 20, no Panamá | Foto: Isabela Castilho/COP30
Ana Toni, CEO da COP30, em reunião com Simon Stiell, secretário da UNFCCC, nesta terça-feira, 20, no Panamá | Foto: Isabela Castilho/COP30

Por Mayara Souto | COP30

A CEO da COP30, Ana Toni, destacou que a América Latina é uma região chave para enfrentar as mudanças do clima e acelerar a implementação dos planos e acordos internacionais ambientais. A representante da presidência está à frente das negociações e debates da Semana do Clima do Panamá, organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que iniciou na segunda, 19 de maio, e segue até sexta-feira, 23.

"Essa reunião é muito singular porque é na América Latina e estamos trabalhando muito juntos. Sentimos de todos os negociadores, principalmente da América Latina, um apoio imenso à COP 30, presidência do Brasil e nos apoiar nessa aceleração da implementação", comentou a CEO, em entrevista exclusiva ao site da COP30.

A Semana do Clima discute, principalmente, a adaptação e a mitigação para enfrentar a mudança do clima. Neste sentido, a América Latina tem exemplos e sofre com os impactos da crise climática.

"A América Latina é parte da solução climática, é uma região que tem recursos naturais, tanto para energia, florestas, agricultura. Mas também sabemos que a América Latina é muito vulnerável à mudança do clima, sofrendo com secas, enchentes, ondas de calor", acrescentou Ana Toni.

O foro que ocorre no Panamá é preparatório tanto para a próxima Semana do Clima da UNFCCC, que ocorrerá no segundo semestre no continente africano, quanto para o consenso esperado na COP30.

Para isso, a presidência da Conferência é co-anfitriã de uma importante agenda da Semana do Clima: o Fórum de Implementação, que ocorre durante esta quarta-feira, 21. Uma série de discussões compõe esse momento, como a agenda, e o lançamento do “mutirão dos mutirões” – um chamado à comunidade internacional para a ação no enfrentamento às mudanças climáticas.