Governos e empresas lançam iniciativa para acelerar eletrificação de baixo carbono
Evento realizado na Semana de Ação Climática de Londres promove acesso à energia segura, acessível e alinhada com o combate às mudanças climáticas

Uma coalizão de países, representantes do setor privado e organizações da sociedade civil lançou nesta terça-feira (23/6), em Londres, a campanha “Eletrifique Agora”, iniciativa global que apoia a eletrificação com baixa emissão de carbono.
O lançamento aconteceu na Cúpula Global sobre Transição Energética e Eletrificação, durante a Semana de Ação Climática de Londres. “A era da eletrificação limpa chegou. A questão é se conseguimos construir as redes e o armazenamento, mobilizar os investimentos e entregar a infraestrutura na velocidade e na escala necessárias”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante o evento.
Na COP28, o Consenso dos Emirados Árabes Unidos e o Primeiro Balanço Global do Acordo de Paris determinam a triplicação das energias renováveis e a duplicação da eficiência energética até 2030. Ele também estabeleceu uma base importante para a transição para o afastamento dos combustíveis fósseis dos sistemas energéticos de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, de modo a alcançar emissões líquidas zero até 2050, em conformidade com a ciência.
"Na COP30, vimos de forma muito clara que muitas decisões já nos dão o mandato para seguir nessa direção, e o primeiro Balanço Global concluído na COP28, em Dubai, é a expressão mais clara disso”, afirmou o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago. "Muitas das iniciativas anunciadas em Belém por meio da Agenda Global de Ação Climática já estão promovendo a transição, inclusive por meio da eletrificação.”
A Presidência da COP31, exercida pela Turquia, propôs buscar uma meta global de 35% da demanda final de energia atendida por eletricidade até 2035, como parte de sua Agenda de Ação. Os grupos de ativação da Agenda Global já estão mobilizados para ajudar a avançar tal prioridade por meio dos Planos de Aceleração de Soluções.
“O impulso em torno de uma meta de ‘35 até 35’ para a COP31 já está crescendo, à medida que o progresso na economia real demonstra que essa missão é possível. Nossa tarefa, como líderes políticos, é agora orientar e acelerar ainda mais esse progresso”, disse o presidente designado da COP31, Murat Kurum. “Em Antalya, neste novembro, reuniremos ainda mais atores para iniciar uma conversa verdadeiramente global sobre eletrificação e dar os próximos passos.”
Uma pesquisa recente constatou que 91% dos líderes empresariais globais consideram a eletrificação fundamental para fortalecer a segurança energética e a resiliência, e que 82% querem que seus países sejam abastecidos principalmente por eletricidade renovável.
A eletrificação fará parte do Mapa do Caminho Internacional da Presidência da COP30 sobre a transição para o afastamento dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de forma justa, ordenada e equitativa. "Comprometi-me a apresentar, em uma data pouco antes da COP31, um roteiro sobre a transição para o afastamento dos combustíveis fósseis. E, nesse roteiro, a eletrificação é um ponto absolutamente central", disse Lago. "Estou muito feliz em ver as coisas avançando, usando as estruturas que já estão em vigor, usando os mandatos que já estão em vigor. Tudo isso está dentro da lógica da implementação do Acordo de Paris. Portanto, estamos aqui juntos para dizer: sim, podemos fazer isso agora e teremos que fazer isso juntos."
O evento de lançamento da iniciativa foi coorganizado pelo Governo do Reino Unido, E3G, Global Renewables Alliance (GRA) e We Mean Business Coalition (WMBC).
