TURISMO

Embratur lança guia turístico de Belém com IA

Ferramenta “What’s UP, Belém?” é o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade durante a COP30. Tecnologia tem agente de IA multilíngue que interage em tempo real com os usuários, oferecendo informações sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável

Mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos turísticos da capital paraense. Foto: Rafael Medelima/COP30
Mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos turísticos da capital paraense. Foto: Rafael Medelima/COP30

Por Embratur

Em uma ação inédita voltada à hospitalidade e à sustentabilidade digital, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lança, por meio do EmbraturLAB, o “What’s UP, Belém?”. O guia turístico interativo utiliza Inteligência Artificial para qualificar a experiência dos visitantes durante a COP30, em Belém (PA). A ferramenta, já em operação, funcionará como o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade ao longo do evento.

Desenvolvido pela Agência e a startup SmartTalks.ai, em parceria  com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da  Universidade Federal do Pará (UFPA), o agente de IA  conversacional multilíngue interage em tempo real com os usuários. Além disso, a ferramenta oferece informações precisas, verificadas e georreferenciadas  sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e  turismo sustentável.  

O canal será o WhatsApp, o que dispensa o download de  aplicativos. Para acessar a assistente, QR Codes estão distribuídos  em pontos estratégicos, como Centros de Atendimento ao Turista  (CATs), totens informativos e postos de hospitalidade da COP30.  

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto reforça o papel da Agência como indutora de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro.  “A COP30 é a maior vitrine que o Brasil terá para mostrar ao mundo  seu compromisso com o meio ambiente e sua capacidade de  organização. O ‘What's UP, Belém?’ é uma resposta da Embratur a  esse desafio com uma tecnologia a serviço da hospitalidade, do  combate à desinformação e da promoção de um turismo autêntico e  responsável”. 

Durante a COP30, o foco das informações será em logística,  segurança, transporte e serviços, com atenção especial ao turismo  de base comunitária e às experiências alinhadas aos princípios  ESG. A iniciativa também permitirá à Embratur coletar dados sobre  o perfil e as demandas dos visitantes, fortalecendo políticas  públicas e ações de promoção turística voltadas à sustentabilidade. 

Metodologia

Para compor a base de informações do agente conversacional, a  Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma ampla  identificação da oferta turística de Belém. O levantamento reuniu  dados sobre atrativos culturais, serviços e equipamentos turísticos,  garantindo que o conteúdo oferecido pela ferramenta seja preciso,  atualizado e representativo da diversidade local. 

Para esse trabalho,  foi utilizado o aplicativo desenvolvido pela UFF em parceria com a  Embratur no Projeto de Identificação da Oferta Turística da Cidade do Rio de Janeiro. Este passo foi essencial para assegurar que o  “What’s UP, Belém?” reflita a identidade amazônica e contribua  para uma experiência turística mais autêntica e qualificada durante  a COP30. 

Além disso, o agente conversacional foi estruturado com filtros de  ESG e acessibilidade, possibilitando que a Inteligência Artificial  responda a consultas complexas, como: recomende um restaurante  acessível para cadeirantes, próximo ao local da COP30, que tenha  práticas sustentáveis comprovadas.