Embratur lança guia turístico de Belém com IA
Ferramenta “What’s UP, Belém?” é o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade durante a COP30. Tecnologia tem agente de IA multilíngue que interage em tempo real com os usuários, oferecendo informações sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável

Por Embratur
Em uma ação inédita voltada à hospitalidade e à sustentabilidade digital, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lança, por meio do EmbraturLAB, o “What’s UP, Belém?”. O guia turístico interativo utiliza Inteligência Artificial para qualificar a experiência dos visitantes durante a COP30, em Belém (PA). A ferramenta, já em operação, funcionará como o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade ao longo do evento.
Desenvolvido pela Agência e a startup SmartTalks.ai, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), o agente de IA conversacional multilíngue interage em tempo real com os usuários. Além disso, a ferramenta oferece informações precisas, verificadas e georreferenciadas sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável.
O canal será o WhatsApp, o que dispensa o download de aplicativos. Para acessar a assistente, QR Codes estão distribuídos em pontos estratégicos, como Centros de Atendimento ao Turista (CATs), totens informativos e postos de hospitalidade da COP30.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto reforça o papel da Agência como indutora de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro. “A COP30 é a maior vitrine que o Brasil terá para mostrar ao mundo seu compromisso com o meio ambiente e sua capacidade de organização. O ‘What's UP, Belém?’ é uma resposta da Embratur a esse desafio com uma tecnologia a serviço da hospitalidade, do combate à desinformação e da promoção de um turismo autêntico e responsável”.
Durante a COP30, o foco das informações será em logística, segurança, transporte e serviços, com atenção especial ao turismo de base comunitária e às experiências alinhadas aos princípios ESG. A iniciativa também permitirá à Embratur coletar dados sobre o perfil e as demandas dos visitantes, fortalecendo políticas públicas e ações de promoção turística voltadas à sustentabilidade.
Metodologia
Para compor a base de informações do agente conversacional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma ampla identificação da oferta turística de Belém. O levantamento reuniu dados sobre atrativos culturais, serviços e equipamentos turísticos, garantindo que o conteúdo oferecido pela ferramenta seja preciso, atualizado e representativo da diversidade local.
Para esse trabalho, foi utilizado o aplicativo desenvolvido pela UFF em parceria com a Embratur no Projeto de Identificação da Oferta Turística da Cidade do Rio de Janeiro. Este passo foi essencial para assegurar que o “What’s UP, Belém?” reflita a identidade amazônica e contribua para uma experiência turística mais autêntica e qualificada durante a COP30.
Além disso, o agente conversacional foi estruturado com filtros de ESG e acessibilidade, possibilitando que a Inteligência Artificial responda a consultas complexas, como: recomende um restaurante acessível para cadeirantes, próximo ao local da COP30, que tenha práticas sustentáveis comprovadas.
