operação histórica

Conferência climática em Belém mobiliza mais de 800 profissionais de segurança e emergência

Foram 628 agentes de segurança, 120 bombeiros e 62 brigadistas mobilizados, contando com quase 300 câmeras, quatro postos médicos, entre outros equipamentos

Equipes de segurança, emergência e atendimento ao público atuaram de forma integrada nos espaços da conferência. Foto: Antônio Scorza/COP30
Equipes de segurança, emergência e atendimento ao público atuaram de forma integrada nos espaços da conferência. Foto: Antônio Scorza/COP30

A COP30 reuniu em Belém uma força operacional sem precedentes para garantir segurança, proteção e atendimento ao público durante os 12 dias de conferência. Foram 628 agentes de segurança da Força Nacional, Gabinete de Segurança Institucional, Comando do Norte e segurança privada, além de 120 bombeiros e 62 brigadistas, distribuídos entre Blue Zone e Green Zone. 

A operação foi reforçada por 297 câmeras, 4 postos médicos e uma sala de descompressão com atendimento psicológico e psiquiátrico, compondo um sistema integrado de prevenção e resposta.

  • Agentes de Segurança - 628
  • Bombeiros - 120
  • Brigadistas - 62
  • Câmeras - 297
  • Postos médicos - 4
  • Sala de descompressão - 1

A conferência contou ainda com:

  • 674 profissionais de limpeza (427 na Blue Zone e 247 na Green Zone)

  • 10 restaurantes e 62 quiosques de alimentação

  • Equipes técnicas em operação contínua

  • Espaços de convivência, pavilhões temáticos, arenas culturais e áreas de negociação

Segundo o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, a escala da operação revela o compromisso do Brasil com a entrega de uma conferência de alto padrão. “Construímos, em poucos meses, uma estrutura capaz de receber dezenas de milhares de pessoas por dia, com segurança, conforto e eficiência. A Amazônia mostrou ao mundo sua capacidade de liderança e organização em megaeventos globais”, destacou.

Acessos acima de meio milhão

Ao longo da conferência, a COP30 registrou 513.848 acessos, somando Blue Zone e Green Zone, consolidando-se como uma das edições mais participativas da história recente. A Blue Zone recebeu 42.582 participantes de 195 países, com pico de 23.006 pessoas no dia 11/11, enquanto a Green Zone registrou grande circulação diária de público, juventudes, pesquisadores e povos tradicionais.

Infraestrutura de grande escala

Realizada em uma área total de 550 mil m², a COP30 exigiu a montagem de uma estrutura comparável a uma cidade temporária, com sistemas de climatização, energia, mobilidade, segurança, tecnologia e serviços operando em fluxo constante.