Celeiro de Soluções: plataforma deve impulsionar iniciativas sustentáveis do mundo todo
Lançada hoje, durante a Semana do Clima de Nova York, a iniciativa reúne soluções globais que mostram, na prática, como o Acordo de Paris está sendo implementado

A Presidência da COP30, em parceria com os Campeões de Alto Nível do Clima, lança hoje, 23/9, a plataforma Celeiro de Soluções, que reúne uma coleção de iniciativas sustentáveis mostrando, na prática, como o Acordo de Paris está sendo implementado ao redor do mundo.
Como parte da Agenda de Ação — o pilar de implementação da Convenção do Clima para ampliar soluções alinhadas ao Balanço Global (GST, na sigla em inglês) e às metas do Acordo de Paris — o Celeiro de Soluções nasce com a missão de inspirar e dar transparência à ação climática voluntária conduzida pela sociedade civil, empresas, investidores, cidades, estados e países. A plataforma destaca exemplos concretos de impacto e vai reunir mais de 300 iniciativas e coalizões lançadas desde a COP21, em Paris, funcionando como um banco dinâmico de soluções que aceleram o progresso em favor das pessoas, do clima e da economia global.
Nesta primeira fase, o Celeiro apresenta um conjunto inicial de soluções com resultados já comprovados — de estudos de caso a bancos de iniciativas de parceiros do ecossistema climático — oferecendo casos práticos de implementação. O lançamento representa um passo importante rumo à consolidação da Agenda de Ação da COP30, ao evidenciar iniciativas que podem ser ampliadas por meio de esforços coletivos e coordenados para superar barreiras e ganhar escala.
Concebido como uma plataforma viva, o Celeiro de Soluções será atualizado continuamente, com novas iniciativas sendo incorporadas até a COP30. As contribuições vêm dos 30 Grupos de Ativação, coalizões temáticas que reúnem atores diversos em torno de objetivos climáticos comuns e claramente definidos.
Sob a coordenação da Presidência da COP30 e com a liderança dos Grupos de Ativação, cada iniciativa passa por uma análise criteriosa, que considera clareza das informações, relevância temática, impacto mensurável e potencial de expansão. O objetivo é garantir que a plataforma siga sendo uma fonte de inspiração para acelerar a implementação global.
“A Agenda de Ação da COP30 inaugura um novo capítulo no enfrentamento da mudança do clima”, disse o Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência. “O Celeiro de Soluções mostra iniciativas reais, replicáveis e que já estão transformando a vida de pessoas e comunidades. Ao ampliar essas abordagens, podemos acelerar o progresso com a urgência necessária, transformando compromissos em prática.”
Avanços do passado abrem caminho para ampliar o que funciona
A Agenda de Ação da COP30 representa uma mudança de paradigma em relação às conferências anteriores, tanto na forma quanto no conteúdo. A proposta é avançar a partir de iniciativas já testadas e bem-sucedidas, em vez de criar novas promessas, organizadas em seis eixos temáticos e 30 objetivos-chave, pensados para preencher lacunas e responder às conclusões do Balanço Global (GST).

O Celeiro de Soluções reúne iniciativas que já estão transformando realidades: desde sistemas de informação meteorológica desenvolvidos em parceria com comunidades locais, passando por biocombustíveis marítimos que reduzem emissões no setor de transporte, até a criação de um sistema transfronteiriço de comércio de permissões de emissão de gases de efeito estufa. Assim, a plataforma se consolida como um repositório diverso de experiências que funcionam e têm potencial de expansão.
Ao destacar essas práticas, a COP30 busca garantir que modelos eficazes sejam compartilhados e replicados em escala. A conferência valoriza os avanços da última década e aposta em acelerar os caminhos mais efetivos para entregar ação climática com rapidez, escala e justiça.
“O mundo não está começando do zero: já temos uma base sólida de soluções para impulsionar a transição", afirmou Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível para o Clima da COP30. Nossa tarefa agora é acelerar o que funciona, criar um ambiente colaborativo e garantir que essas soluções alcancem as pessoas e lugares onde podem gerar maior impacto.”
Próximos passos: rumo a Belém
O primeiro conjunto de iniciativas já está disponível na plataforma Celeiro de Soluções, que será atualizada continuamente com novos casos. Ao mesmo tempo, os Grupos de Ativação trabalham na elaboração dos Planos de Aceleração de Soluções (PAS) — planos de ação objetivos que indicam os caminhos necessários para destravar barreiras e acelerar a implementação de soluções de alto impacto, em sintonia com a COP30 e o Balanço Global de 2028. Dessa forma, a Agenda de Ação continuará sendo o motor da implementação, capaz de identificar, ampliar e dar escala a soluções alinhadas ao Acordo de Paris.
A Presidência da COP30 convida governos, empresas, filantropias, comunidades e organizações da sociedade civil a somar esforços e apresentar suas soluções para a mudança do clima, ajudando a criar um movimento coletivo em direção a Belém e pós-COP30.
Há três formas de participar do Celeiro de Soluções:
Explorar o Celeiro de Soluções e conhecer a coleção crescente de iniciativas já em curso no mundo.
Enviar contribuições: quem já participa de uma iniciativa vinculada aos Grupos de Ativação pode submeter estudos de caso ou incluir sua proposta nos bancos de soluções das respectivas iniciativas. Se a sua iniciativa não estiver listada aqui, é possível manifestar interesse por meio deste formulário.
Compartilhar experiências nas redes sociais, usando a hashtag #ActionAgendaSolutions, ajudando a dar visibilidade a práticas sustentáveis e a fortalecer o movimento rumo à COP30.