Boletim da Manhã da COP30

No primeiro dia da conferência, a Presidência da COP30 destaca avanços e iniciativas em adaptação e tecnologia

Segunda-feira, 10 de novembro

pela Equipe de Comunicação da COP30

Foco temático: Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular, Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial

Adaptação e Tecnologia dando respostas à mudança do clima

Com o mundo reunido na Amazônia, a COP30 abre um novo capítulo na resposta global à crise climática. Esta COP marca dez anos do Acordo de Paris, em um momento em que acelerar a implementação, restaurar a confiança no multilateralismo e conectar as metas climáticas à vida das pessoas é mais urgente do que nunca. Inspirada pelo espírito do Mutirão Global e pelos resultados do primeiro Balanço Global, a COP30 busca transformar compromissos em soluções concretas em todos os níveis da sociedade.

O primeiro dia da COP30 destaca adaptação e tecnologia. Bancos multilaterais de desenvolvimento e parceiros lançam novas ferramentas e modelos de financiamento para transformar planos de adaptação em projetos escaláveis e viáveis. Um pacote bilionário de inovação agrícola é anunciado para apoiar agricultores de regiões vulneráveis em seus processos de adaptação à mudança do clima. Líderes do governo, do setor privado e digital lançam o Green Digital Action Hub, uma plataforma global para acelerar a transformação digital de forma inclusiva e sustentável. Outras iniciativas incluem o AI Climate Institute, tecnologias de descarbonização digital e avanços na transparência de dados sobre emissões do setor de TIC, ajudando os países a usarem a tecnologia para alcançar suas metas climáticas. O primeiro dia da COP30 mostra como inovação e adaptação caminham juntas para proteger, conectar e empoderar pessoas em todo o mundo.

Coletiva de Imprensa Diária da Presidência da COP30 (13h15; Press Conference Room 1)

Após a abertura oficial, o Presidente da COP30, Embaixador André Corrêa do Lago, e o Secretário Executivo da UNFCCC, Simon Stiell, falarão aos jornalistas credenciados.

Coletiva de Imprensa adicional hoje (18h; Press Conference Room 1)

A CEO da COP30, Ana Toni, será acompanhada por líderes para discutir o poder da tecnologia na aceleração de transições eficazes e justas:

  • Ministra Esther Dweck, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Brasil

  • Tomas Lamanauskas, Subsecretário-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Momentos-chave

Eventos da Agenda de Ação são organizados pelos respectivos realizadores; detalhes podem mudar.

Reunião de líderes de bancos multilaterais, governos e setor privado para discutir soluções inovadoras que ampliem os resultados de adaptação climática, destacando boas práticas e identificando barreiras e facilitadores, como coordenação governamental e uso otimizado de financiamentos concessionais.
Local: SE Parnaíba (Teatro), Zona Azul – aberto 

Evento para anunciar um pacote bilionário de apoio à inovação agrícola, ajudando agricultores em regiões de baixa renda a se adaptarem às mudanças climáticas e aumentarem sua resiliência. Após o evento, a imprensa poderá visitar soluções lideradas por agricultores na Embrapa AgriZone.
Local: SE Madeira (Square-40), Zona Azul – aberto

Discussão sobre Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, adotada em 7 de novembro por 44 países, e sobre a parceria para proteção social resiliente ao clima e financiamento da agricultura familiar.
Local: Special Events Room 3, Parnaíba, Zona Azul – aberto

Com base na Declaração da COP29 sobre Ação Digital Verde, apoiada por 82 países e mais de 1.800 partes interessadas, os parceiros apresentam os avanços na utilização de tecnologias digitais em prol da sustentabilidade.
Entre os principais anúncios da sessão estão:
(i) o lançamento do Centro de Ação Digital Verde (Green Digital Action Hub);
(ii) o balanço das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), destacando como as tecnologias digitais podem apoiar a ação climática;
(iii) o reconhecimento dos vencedores dos desafios de inovação em IA; e
(iv) o lançamento do AI Climate Institute (Instituto de IA para o Clima), uma iniciativa global voltada à capacitação de profissionais e inovadores em aplicações de IA para a ação climática.
Local: SE Room Madeira (Square-40), Zona Azul - fechado

Início da operacionalização do FRLD através do BIM Frame, mecanismo financeiro para apoiar países na resposta a perdas e danos.
Local: Special Events Room 3, Parnaíba, Zona Azul – fechado

Consulta de alto nível com governos, ONU, instituições financeiras, filantropia e setor privado para acelerar a implementação das próximas NDCs (2026–2030) e ampliar o impacto da ação climática.
Local: Special Event Room São Francisco, Zona Azul – para convidados

Mais informações:

Siga canal do WhatsApp da COP30
Visite o website da COP30

Agenda diária UNFCCC/COP30: