BOLETIM DE RÁDIO COP30 BRASIL

Boletim COP30 Brasil #68 - Saiba mais sobre as ilhas e praias que revelam uma Belém surpreendente

Capital paraense é cercada por 42 ilhas com cenários paradisíacos, acessíveis por barco ou carro. Neste episódio, exploramos ilhas como Combu, Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro. Ouça a reportagem e saiba mais.

Belém é cercada por 42 ilhas e guarda dezenas de praias de água doce. Foto: Getty Images / Carlos Macapuna
Belém é cercada por 42 ilhas e guarda dezenas de praias de água doce. Foto: Getty Images / Carlos Macapuna

Reportagem:  Maiva D’Auria | maiva.dauria@cop30.br
Locução: Bárbara Bezerra

Repórter: Praias de água doce e salgada, ilhas paradisíacas e até fábrica de chocolates. Sabe onde você encontra tudo isso? Em Belém. No segundo episódio da série Belém para o Mundo vamos te mostrar que a cidade-sede da COP 30 vai muito além do carimbó e da culinária paraense.

Belém é cercada por 42 ilhas, que impressionam pela beleza, tranquilidade e imensidão. Cenários perfeitos para passar o dia mergulhando nos rios amazônicos que mais parecem o mar pela extensão. Lugares perfeitos para desacelerar, com direito a paisagens deslumbrantes, experiências autênticas e muitos patrimônios naturais.

Entre as principais ilhas de Belém, estão Combu, Cotijuba, Mosqueiro e Caratateua. Algumas são acessíveis por carro, outras, só por barco.

A ilha de Combu, a quarta maior da cidade, está a 10 minutos de barco, saindo do centro. Lá, o visitante encontra igarapés, como são chamados os riachos na Amazônia, comunidades ribeirinhas, restaurantes típicos, além de uma deliciosa atração: a famosa fábrica de chocolate artesanal, onde é possível conhecer de perto a produção do cacau amazônico e, claro, provar chocolates maravilhosos.

Cotijuba exige uma travessia  mais longa, mas compensa com suas areias claras e água doce na Prainha, Praia da Saudade e a mais conhecida: Praia Vai-Quem-Quer. Dentro da ilha, o transporte  é feito em veículos típicos, os “motoretes”, mistura de moto com charrete que leva até oito pessoas.

Quem viveu essa experiência foi a turista Carol Oliveira. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas é filha de pai paraense e morou na cidade dos três aos 14 anos. Hoje ela mora no Rio de Janeiro por conta do trabalho do pai, mas faz questão de dizer que seu coração pertence a Belém. Agora, de férias no Pará, ela foi conhecer a Ilha de Cotijuba. 

Carol Oliveira: Pra mim, está sendo uma maravilha. Rede na beira da água, água quentinha, calma, doce. Muito bom. Eu estou muito feliz que Belém está sendo valorizada. O Norte agora está sendo visto pelo mundo, porque é tanta cultura, é tanta gente, é uma região tão rica. A comida daqui, para mim, é a melhor culinária de todo o Brasil. É para vir aqui e sair apaixonado, porque é a raiz do Brasil. Maravilhoso! Só venham.

Repórter: A ilha de Mosqueiro também é muito procurada. Está localizada a 70 km do centro de Belém e reúne 17 km de praias de água doce. Entre as mais conhecidas estão Chapéu Virado, Murubira, e Marahu. Além das praias, oferece trilhas, igarapés e muita área verde.

Tem ainda Outeiro, a 25 km do centro, com suas vilas de pescadores. Entre os atrativos mais famosos estão a Praia Grande, perfeita para famílias, a Praia do Amor, mais reservada, e a Praia da Brasília, com águas agitadas e clima animado.

E claro, não dá pra sair de Outeiro sem provar o tradicional peixe frito com açaí — uma dupla que é a cara do Pará.

» confira também:

Carregando