Boletim COP30 Brasil #66 - Em comemoração pela Independência, Brasil destaca COP30 e apresenta o mascote do Curupira
Conferência do clima, que será sediada no Brasil, foi tema do segundo eixo do espetáculo; presidente Lula ressaltou redução no desmatamento da Amazônia. Ouça a reportagem e saiba mais.

Por Laura Marques / COP30
Repórter: O desfile cívico-militar de 7 de setembro, em celebração ao Dia da Independência do Brasil, em Brasília, deu destaque à realização da COP30 no país. O eixo dois do espetáculo foi totalmente dedicado ao maior encontro das Nações Unidas para discussão sobre as mudanças do clima. Pela primeira vez, o mascote do evento, Curupira, fez uma aparição pública diante da população e de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Lula. O personagem é considerado o “guardião das florestas e dos animais” e faz parte da identidade visual da conferência no Brasil.
Em pronunciamento oficial sobre o Dia da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva frisou a atuação do governo brasileiro na proteção dos recursos naturais da nação.
Lula: Cuidamos como ninguém do nosso meio ambiente. Reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia, que, em novembro, vai sediar a COP30, maior conferência mundial sobre o clima.
Repórter: Na abertura do eixo dois do desfile, uma faixa com os dizeres “Mutirão Global pelo Clima”, anunciou o chamado brasileiro à união. O lema é um convite da Presidência da COP30 para que as pessoas entendam e debatam sobre as mudanças do clima e seus impactos, para buscar soluções.
O Curupira desfilou acompanhado de servidores e brigadistas florestais do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A coordenadora-geral de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Naiara Lemos, explicou a participação destes trabalhadores.
Naiara Lemos: São 50 profissionais representando como o governo do Brasil tem trabalhado para preservar a natureza e também para proteger a natureza quando acontece alguma emergência climática.
Repórter: O desfile contou ainda com a presença do mascote do Prevfogo, o Labareda, um tamanduá-bandeira, e com a participação de 196 jovens que entraram em cena carregando mudas de árvores a serem plantadas, representando os países que participarão da COP30, e simbolizando vida, esperança e o compromisso coletivo de cuidar do planeta.