Boletim COP30 Brasil #62 - COP30 amplia diálogos para que crianças e adolescentes participem de conversas sobre presente e futuro do planeta
BEG abre espaço para participação e reconhece potência transformadora de crianças e adolescentes. Ouça a reportagem e saiba mais.

Reportagem: Rafaela Ferreira / COP30
Locução: Bárbara Bezerra / COP30
Repórter: O Balanço Ético Global, criado pela presidência brasileira na COP30 para viabilizar diálogos sobre caminhos para um mundo mais justo, sustentável e solidário, agora amplia o debate para incluir crianças e adolescentes neste processo de construção do presente e do futuro do planeta.
Trata-se de um esforço da Presidência da República do Brasil, do Secretariado-Geral das Nações Unidas, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério das Relações Exteriores para Ação Climática e Transição Justa.
A coordenadora geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Isis Akemi, ressaltou a importância deste trabalho.
Isis Akemi: Toda essa problemática relacionada à mudança do clima vai ficar para as futuras gerações. Então, os impactos, o desequilíbrio climático, enfim, tudo o que a gente está começando a enfrentar agora, a tendência é se agravar num futuro próximo. Então, as crianças e adolescentes precisam ter as suas vozes ouvidas para opinarem sobre formas de evitar que esse colapso aconteça e que a crise climática se agrave.
Repórter: A consultora do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Oliveira, explica que a metodologia do Balanço Ético Global foi adaptada para a escuta desse público.
Fernanda Oliveira: Tem que ter um cuidado muito grande na condução desses diálogos, para que não saiam respostas prontas. A gente não quer ouvir das crianças aquilo que a gente deseja ouvir. A gente quer que seja uma contribuição genuína e espontânea. Então, isso tem que ser conduzido de uma forma que respeite as próprias formas de expressão desse público. E um outro desafio é uma realidade bem emergente, que é a ansiedade climática ou a ecoansiedade. Então, como é que a gente traz a discussão da crise climática e ambiental para esse universo sem causar preocupações com o futuro delas e da humanidade.
Repórter: Já estão sendo realizados diálogos autogestionados do Balanço Ético Global com crianças e adolescentes. São encontros organizados de forma livre e descentralizada por escolas, educadores, coletivos, famílias, movimentos sociais, redes e comunidades.
Para ser considerado um braço do Balanço Ético Global, a ação precisa atender a três requisitos: respeitar as Diretrizes do Balanço para o trabalho com crianças e adolescentes; reunir, no mínimo, 20 participantes com idades entre 11 e 17 anos de idade; e responder a pelo menos uma das cinco Perguntas orientadoras comuns do Balanço. As perguntas envolvem a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático, transição energética e soluções de baixo carbono e justiça climática.