Boletim COP30 Brasil #56 - Em evento de Al Gore, Corrêa do Lago defende incorporação de políticas contra mudança do clima na economia
O embaixador frisou que o desafio agora é desmantelar a desinformação em torno do tema e recorrer ao multilateralismo para fortalecer ações de desenvolvimento sustentável, enquanto o ex-vice-presidente norte americano elogiou a criação do Balanço Ético Global pela presidência brasileira na COP30. Ouça a reportagem e saiba mais.

Reportagem: Maiva D’Auria / COP30
Locução: Bárbara Bezerra / COP30
Repórter: O que é bom para o clima também é bom para a economia. Essa é a mensagem que deve ser divulgada pela presidência da COP30, na visão do embaixador André Corrêa do Lago. Segundo ele, há que se combater a falsa ideia de que as preocupações ambientais são incompatíveis com orçamentos equilibrados.
Repórter: A declaração foi feita durante o treinamento de novas lideranças climáticas, evento realizado no Rio de Janeiro e que foi promovido pelo Projeto da organização Realidade Climática, fundada pelo ex vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore.
André Corrêa do Lago: Corrêa do Lago declarou que é necessário dar mais visibilidade aos exemplos positivos, que mostram que isso é bom para a economia, bom para o emprego, bom para a qualidade de vida. Na visão dele, esse é um grande esforço que teremos que fazer nos próximos dois meses antes da COP.
Repórter: Para o embaixador, a inclusão de ações de combate às mudanças do clima nos orçamentos é fundamental para que as nações se desenvolvam. E neste processo o multilateralismo e a participação de instituições financeiras são peças-chave.
André Corrêa do Lago: Ele disse: Precisamos do Banco Mundial, de todos os outros bancos de desenvolvimento, de todas as instituições trabalhando juntos para colocar o clima como pauta essencial em todos os temas, porque o clima está em todos os lugares.
Repórter: Durante o encontro, Al Gore elogiou a liderança brasileira na conferência e destacou a criação do Balanço Ético Global, iniciativa inédita nas negociações climáticas.
Al Gore: Ele afirmou estar muito impressionado com o fato de que, sob a liderança da ministra Marina Silva, o Brasil tenha inovado com o Balanço Ético Global e acrescentou que em nenhuma das 29 COPs os problemas éticos foram abordados.
Repórter: André Corrêa do Lago explicou que a iniciativa é um dos quatro círculos de lideranças, que contribuem para debates sobre financiamento climático, ampliação da voz de povos indígenas e comunidades tradicionais, reflexão sobre a governança climática e mobilização em torno de uma nova ética global.
Outro assunto presente no debate foi a hospedagem em Belém. Na ocasião, André Correa do Lago garantiu que o problema será resolvido.
André Corrêa do Lago: Ele assegurou que haverá lugares com preços razoáveis em Belém. É que na cidade, iremos construir, juntos, o mundo em que queremos viver.