Banco do Nordeste e Governos Locais pela Sustentabilidade firmam acordo para ampliar o financiamento climático local
Memorando assinado na COP30 amplia apoio técnico, identifica projetos verdes e impulsiona soluções para desenvolvimento urbano sustentável

Por Banco do Nordeste
Durante reunião realizada na COP30, o Banco do Nordeste e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade firmaram um Memorando de Entendimentos (MoU) para ampliar o financiamento climático local e fortalecer a capacidade técnica de estados e municípios na estruturação de projetos sustentáveis. A parceria cria uma agenda conjunta voltada à identificação de iniciativas verdes prioritárias, ao aperfeiçoamento de instrumentos de planejamento governamental e ao ordenamento territorial.
O acordo, firmado na última semana, estabelece ações compartilhadas para mobilizar co-financiadores, disseminar metodologias, apoiar a formatação de projetos financiáveis e desenvolver soluções escaláveis voltadas às cidades da área de atuação do banco. Também prevê troca de experiências, engajamento de atores locais, participação conjunta em fóruns internacionais e integração de instrumentos financeiros — como fundos climáticos, mecanismos de garantia e modelos de blended finance — para ampliar o impacto das políticas de mitigação e adaptação climática.
O diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire, ressaltou que a iniciativa fortalece a atuação junto aos entes subnacionais. “Essa parceria amplia nossa capacidade de apoiar estados e municípios, ajudando a transformar boas ideias em projetos financiáveis que melhorem a vida nas cidades de nossa área de atuação”, afirmou.
