ENVIADOS ESPECIAIS

Presidência da COP30 anuncia 30 Enviados Especiais em setores e regiões prioritárias

Enviados apoiarão no engajamento e na escuta de diferentes áreas e grupos para a conferência do clima.

A Presidência da COP30 anunciou, nesta quarta-feira, 14/5, os nomes dos 30 Enviados Especiais que apoiarão no engajamento e na escuta de setores e regiões prioritárias para o sucesso da conferência, que será realizada de 10 a 21 de novembro na cidade de Belém, no Pará.

"Os Enviados funcionarão como caixas de ressonância de setores e de geografias, verdadeiros canais e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas. Precisamos ouvir muito sobre as expectativas nas áreas em que contamos com enviados especiais”, disse o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago. 

Os Enviados, que atuarão voluntariamente e em caráter pessoal, foram escolhidos por serem atores de relevância e credenciados em suas respectivas áreas. Serão 10 enviados para regiões estratégicas, com atuação geral nas regiões que representam, e 20 enviados para setores-chave.

A lista completa de enviados está disponível aqui.

“A Presidência da COP30 está honrada em ter enviados deste calibre, que ajudarão a construir a conferência com diálogo e ação coletiva. Serão algumas de nossas vozes e ouvidos em setores e regiões estratégicas, parte de um esforço conjunto por uma COP30 forte e efetiva na implementação de soluções climáticas”, disse a diretora-executiva da COP30, Ana Toni. 

Os Enviados serão um dos interlocutores para o fluxo de informações e percepções das áreas que representam, o que permitirá que as interações ocorram de forma mais rápida e eficaz. Também funcionarão como canal direto para apresentar demandas e pedidos para a Presidência da COP30, atuando como ponto de contato com os setores e regiões.

Além dos Enviados, a Presidência da COP30 anunciou em abril quatro Círculos de Liderança — Balanço Ético Global, Círculo de Ministros de Finanças, Círculo de Povos e Círculo de Presidentes. Diferentemente dos enviados, que atuarão como caixas de ressonância, os círculos trabalharão em frentes e produtos específicos de apoio à Presidência da COP30. 

Um dos objetivos é que a multiplicidade de vozes reforce o chamado para um Mutirão Global contra a Mudança do Clima, com a mobilização de governos, setor privado, sociedade civil, ciência, setor financeiro, entre outros, em um esforço coletivo para impulsionar ação e ambição, criando as condições para um ponto de inflexão em nossa luta contra a mudança do clima.