COP 30 AMAZÔNIA

Em visita de campo, técnicos da ONU conhecem espaços da COP30, em Belém

Missão da ONU percorreu o Centro de Convenções Hangar e as obras no Parque da Cidade, locais principais da COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro de 2025.

Especialistas da ONU, dos governos federal e local conhecem espaços que vão receber a COP30, em Belém do Pará - Foto: Isabela Castilho / COP30 Amazônia
Especialistas da ONU, dos governos federal e local conhecem espaços que vão receber a COP30, em Belém do Pará - Foto: Isabela Castilho / COP30 Amazônia

A missão da ONU em Belém do Pará conheceu nesta terça-feira, 21 de janeiro, o Centro de Convenções Hangar e as obras no Parque da Cidade, espaços centrais para os eventos da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontecerão na cidade de 10 a 21 de novembro.

Khalid Magzoub, especialista da Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), salientou a especificidade de realizar uma COP como um "projeto desafiador" por conta do tamanho da conferência e da quantidade de pessoas que participam dos debates.

"A gente visita o país anfitrião para saber as condições de sediar o evento. Trazer a COP para a Amazônia é um desafio ainda maior, mas a gente consegue ver como que o governo brasileiro está sendo dedicado e o governo do Pará também. Estamos muito felizes desse evento acontecer por aqui", disse.

O arquiteto Olmo Borges Xavier, diretor de projetos da Casa Civil do governo brasileiro, detalhou que a semana é o momento de "referendar" os planos do Brasil para a logística da conferência. Xavier pontuou que a COP29, em Baku, no Azerbaijão, é uma referência fundamental para o projeto brasileiro.

"Tem sido uma visita muito importante porque desde o ano passado, quando começamos a pensar na construção da Blue Zone (área oficial da conferência) e da Green Zone (área de eventos paralelos) a partir de insumos textuais. É a partir da COP de Baku que tivemos mais ideias do que é um bom projeto. É nessa missão que entendemos que nosso plano atende as necessidades de um evento deste porte", explicou Xavier.

Neste segundo dia de visitas técnicas, a missão da ONU também conheceu hotéis e analisou a capacidade da rede hoteleira na cidade. O governo brasileiro, em parceria com os governos locais, planeja criar 26 mil novas acomodações para atender o público que vai participar das discussões da COP30.

Missão da ONU em Belém

Até sexta-feira (dia 24) especialistas da ONU, técnicos dos governos federal e local realizarão visitas de campo para planos de logística de transportes, segurança pública e saúde pública.

A missão tem como objetivo discutir os preparativos para o evento, que é o principal espaço global de debates e acordos multilaterais para o enfrentamento à mudança do clima. As visitas técnicas são uma rotina nas COPs e acontecem várias vezes ao longo do ano, em todos os países que recebem a Conferência.