BOLETIM COP30

Boletim COP30 Amazônia #2 - Missão da ONU visita Belém e conhece plano para hospedagem em navios na COP30

Técnicos das Nações Unidas estiveram no Porto de Outeiro, em Belém (PA), que será adaptado para receber transatlânticos com 4,5 mil leitos. A diversificação do setor hoteleiro é uma prioridade estratégica para atender às demandas durante a COP30 na Amazônia. Ouça a reportagem saiba mais.

Missão da UNFCCC, técnicos dos governos federal e do estado conhecem o Porto de Outeiro - Foto: Rafael Neddermeyer / COP30 Amazônia
Missão da UNFCCC, técnicos dos governos federal e do estado conhecem o Porto de Outeiro - Foto: Rafael Neddermeyer / COP30 Amazônia

Repórter: O planejamento do governo brasileiro para a contratação de dois navios transatlânticos, com capacidade de fornecer aproximadamente 4,5 mil leitos para participantes da COP30, guiou a visita da missão da ONU ao Porto de Outeiro, em Belém do Pará, nesta quinta-feira.

Os técnicos da Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima conheceram o porto que está sendo preparado para receber as embarcações. O espaço passa por obras para ampliar as condições para o trânsito de passageiros, bem como para atender as necessidades da Conferência, que acontece em novembro na capital paraense.

A diversificação do setor hoteleiro é uma prioridade estratégica para atender às demandas de diferentes públicos. Nesse contexto, o secretário extraordinário para a COP30 Amazônia, Valter Correia, destacou uma iniciativa inovadora e de grande impacto.  

Valter Correia: Bom, a importância da gente diversificar a questão hoteleira, ela é muito importante que você consegue achar várias alternativas para vários públicos diferentes. Uma das alternativas é trazer navios transatlânticos de cruzeiro. Nós vamos ampliar o Porto de Outeiro, que é um porto para cargas. Então a gente vai transformar aquilo para receber os navios.

Repórter: Para viabilizar esse projeto, o Porto de Outeiro será ampliado e adaptado para receber navios de cruzeiro. O secretário Valter Correia explicou os próximos passos.  

Valter Correia: Vamos fazer os receptivos, então nós vamos ter dois navios pelo menos, com algo de 4 mil a 4,5 mil cabines. Isso vai ser muito importante porque vai estar muito próximo daqui. Vai ter uma via exclusiva do navio até o local das negociações, da Conferência. Então isso vai ser algo bastante interessante para poder trazer públicos de determinado padrão internacional.

Repórter: O secretário extraordinário para a COP30 Amazônia reitera que essa iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento do turismo e a criação de novas experiências, fortalecendo o potencial da região amazônica para atrair visitantes de diferentes partes do mundo. A missão da ONU em Belém do Pará encerra nesta sexta-feira, dia 24. Às 11h, no Salão de Atos do Governo do Pará, haverá uma coletiva de imprensa com membros do governo federal e estadual para um balanço da missão.