SEMANAS DO CLIMA

No Panamá, Semana do Clima avalia avanços dos países, debate florestas e transição justa

Presidência da COP30 convida para o Círculo Aberto da Conferência no Brasil. O evento pretende reunir soluções inovadoras para promover uma ação climática urgente, inclusiva e coordenada

A Cidade do Panamá será palco da primeira Semana do Clima da UNFCCC entre 19 e 23 de maio
A Cidade do Panamá será palco da primeira Semana do Clima da UNFCCC entre 19 e 23 de maio

A primeira Semana do Clima da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) em 2025 começa nesta segunda-feira (19) na Cidade do Panamá. A Climate Week marca um novo formato das semanas do clima que não mais tem um foco regional e que passam a hospedar eventos mandatados das negociações. Neste ano, serão dois encontros em cidades do Sul Global. 

A Semana no Panamá vai fortalecer e impulsionar ações que tornam realidade as decisões do Acordo de Paris, como parte dos processos de negociação para a COP30, que acontece em novembro, na cidade de Belém do Pará. 

De hoje, 19/5, a sexta, 23/5, estarão reunidos no Panamá representantes dos países membros da UNFCCC e atores não estatais para diálogos políticos, sessões de capacitação e intercâmbio de soluções inovadoras. Um dos objetivos da semana é aprofundar em debates sobre implementação de NDCs, facilitar debates sobre temas como transição justa, mitigação, tecnologia. As discussões serão aprofundadas na Conferência sobre Mudança do Clima, em Bonn, Alemanha, de 16 a 26 de junho, em reuniões de negociação que antecedem a COP. 

O Fórum de Implementação, que acontece durante a Semana do Clima, joga luz sobre os desafios na implementação dos planos de ação climática. Representantes governamentais, formuladores de políticas, especialistas em clima e partes interessadas vão discutir melhores práticas e experiências na elaboração e no financiamento de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês) pelos países signatários do Acordo de Paris — que preveem a redução dos gases do efeito estufa e foram acordadas na COP há 10 anos. Serão realizados laboratórios de discussão sobre financiamento, sobre Artigo 6 e o papel de tecnologias nas NDCs. 

A programação da Semana do Clima do Panamá ocorre entre 19 e 23 de maio
A programação da Semana do Clima do Panamá ocorre entre 19 e 23 de maio

Os países signatários do Acordo de Paris devem apresentar suas novas NDCs até Setembro, antes da COP em Belém. As contribuições nacionais são a forma pela qual os países transformam acordos globais em metas e ações concretas, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas. 

A Presidência brasileira da COP 30 participa da Semana. Vai convidar governos, pessoas e instituições para o Círculo Aberto da COP. Iniciativa anunciada pelo Presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, é parte da estratégia de ampliar a participação e o diálogo no processo preparatório da Conferência do Clima.

“Será nosso espaço de escuta e articulação coletiva, pensado para reunir pessoas, movimentos, organizações, comunidades e iniciativas da sociedade civil interessadas em contribuir com o processo da COP30”, explica Corrêa do Lago.

O Círculo Aberto da COP vai ampliar a participação social nos preparativos da COP30, mapear iniciativas concretas que já estão em andamento e que podem inspirar ação climática em escala e fortalecer o chamado ao Mutirão Global, um convite da presidência brasileira da COP para valorizar saberes locais, soluções comunitárias e ações já existentes nos territórios. 

“A Semana do Clima será fundamental para afunilarmos as negociações sobre temas como transição justa e mitigação antes de Bonn. No Panamá, precisamos acelerar a implementação do Acordo de Paris — por isso, a Presidência da COP30 convocou um Mutirão Global contra a Mudança do Clima que envolve governos nacionais e subnacionais, setor privado, setor financeiro, sociedade civil e diversos outros atores. A COP30 tem pressa, porque estamos vivendo uma emergência climática que não poupará ninguém”, disse a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.

A programação da Semana do Clima inclui ainda fóruns de implementação, debates sobre NDCs, planos de adaptação e transição justa.

Uma segunda Climate Week está prevista para ocorrer na África, antes da COP30, como parte desse novo ciclo de encontros promovidos pela UNFCCC.