EXPEDIÇÃO INSTITUCIONAL

Missão técnica da UNFCCC avança preparativos para COP 30 em Belém

Workshops definem estrutura da Blue Zone, cronograma de entregas e programa de voluntariado para a conferência climática de novembro.

Equipe da UNFCCC - responsável pela organização da COP30 - visita instalações que sediarão a Conferência. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Equipe da UNFCCC - responsável pela organização da COP30 - visita instalações que sediarão a Conferência. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Entre os dias 7 e 9 de maio, Belém recebeu a segunda missão técnica da equipe da UNFCCC responsável pela organização da COP30, que ocorrerá na capital paraense de 10 a 21 de novembro de 2025. A visita, coordenada em parceria com o Governo Federal e o Governo do Pará, teve como foco principal a estruturação da área oficial de negociações, a Blue Zone, e a definição de marcos importantes para a realização do evento.

Reunião entre a ONU e o Governo Federal e do Pará pontua preparativos para COP30. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Reunião entre a ONU e o Governo Federal e do Pará pontua preparativos para COP30. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Durante os workshops, foram discutidos temas como o design e a operação da Cúpula de Líderes, os arranjos de transporte, além da apresentação técnica da proposta final da Venue. Também foi realizada uma visita técnica ao Parque da Cidade, considerada essencial para avaliar a infraestrutura disponível.

Nesta segunda missão técnica estiveram presentes, da equipe da UNFCCC, Wasim Ullah Mir, diretor de Assuntos da Conferência; Khalid Magzoub, Carmen Gonzalez de la Aleja e Bernardo Buechner Regazzoni, infraestrutura Técnica; e o consultor Dimitri Maryczuk.  Brasil foi representado pelo secretário Extraordinário para a COP 30 (SECOP) do Governo Federal, Valter Correia, e pelos diretores de Infraestrutura, Olmo Xavier, de Comunicação Estratégica,  Raíssa Gomes, e de Relações Institucionais, Flávia Castelhano. O Governo do Pará também participou das tratativas da missão, representado por Bruno Chagas, secretário adjunto de Estado de Cultura do Pará; Brenda Maradei, Cláudia Valente e Mônica Piedade, do Comitê Estadual da COP30.

"Seguimos avançando nesta segunda missão técnica de infraestrutura, com a nossa equipe ao lado da equipe do UNFCCC com foco nas estruturas físicas que estão sendo desenvolvidas para a COP30 em Belém. A parceria e o trabalho conjunto têm se fortalecido a cada dia, reforçando nosso compromisso com a realização de uma conferência histórica e bem-sucedida”, destaca Valter Correia.

O intercâmbio técnico e institucional entre os representantes do Brasil e da UNFCCC tem sido fundamental para alinhar as demandas logísticas com a identidade amazônica da conferência. A construção das soluções de infraestrutura leva em consideração não apenas a funcionalidade dos espaços, mas também o simbolismo ambiental e cultural que a região representa no cenário climático global.

"A presença da equipe técnica da UNFCCC em Belém reforça o comprometimento conjunto em garantir que a COP30 seja um marco na história das conferências climáticas. Estamos construindo juntos cada detalhe que reflita a riqueza cultural e ambiental da Amazônia”, ressalta Bruno Chagas.

Missão incluiu visita ao Parque da Cidade, um dos pontos centrais para os eventos da COP30. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Missão incluiu visita ao Parque da Cidade, um dos pontos centrais para os eventos da COP30. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Voluntários

Um dos pontos altos da missão foi a elaboração do programa de voluntariado, que prevê a captação de mais de 1.300 voluntários qualificados para atuar durante a COP30. Foram definidas a matriz de responsabilidade, as etapas de recrutamento, seleção e capacitação dos voluntários.

Com a realização da segunda missão técnica, o Brasil avança a passos firmes na preparação para sediar a COP30, reforçando seu papel central nas discussões globais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.