BOLETIM COP30

Boletim COP30 #18 - Governo brasileiro faz nova rodada de diálogo com embaixadas sobre infraestrutura na COP30

Em encontro no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, detalhou para embaixadas os preparativos para a COP30 em Belém. Correia disse que os chefes de Estado e delegações oficiais serão priorizados na hospedagem. Para isso, o governo centralizará as reservas em plataforma oficial que será lançada em breve. Ouça a reportagem especial e saiba mais.

O secretário extraordinário para a COP disse que os chefes de estado e delegações oficiais serão priorizados na hospedagem. Para isso, o governo centralizará as reservas em plataforma oficial | Foto: Isabela Castilho/ COP30
O secretário extraordinário para a COP disse que os chefes de estado e delegações oficiais serão priorizados na hospedagem. Para isso, o governo centralizará as reservas em plataforma oficial | Foto: Isabela Castilho/ COP30

Por Leandro Molina | leandro.molina@presidencia.gov.br

Repórter: O governo brasileiro realizou nesta segunda-feira (31/03) uma apresentação detalhada sobre os preparativos para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que será sediada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A embaixadora Lílian Moura, negociadora-chefe do Brasil para clima, e o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, responsável pelos aspectos logísticos, explicaram como será organizado o maior evento ambiental do planeta. Como novidade, o Brasil promoverá uma ampla mobilização pública, como explica a embaixadora Lílian Moura.

Lílian Moura: É uma novidade que o Brasil está propondo para engajar todos os setores das sociedades internacionais. Serão realizados eventos durante um ano em diversos locais do mundo, não apenas no Brasil, para que pessoas que normalmente não participam dessas reuniões passem a participar dessas discussões das sociedades entenderem como que o fenômeno mudança do clima atinge os seus cotidianos e participarem da busca de soluções ou da agilização dessas soluções.

Repórter: Por fim, haverá a Cúpula de Chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro, antecipada em relação ao evento principal para facilitar a logística. Ainda sobre logística, o secretário Valter Correia explicou que o evento ocupará o Parque da Cidade, uma área de 500 mil metros quadrados que foi um antigo aeroporto e que se tornará um legado para Belém após a COP. O espaço será dividido entre a Zona Azul, onde ocorrerão as negociações oficiais em seis grandes pavilhões, e a Zona Verde, aberta ao público para eventos paralelos. A estrutura incluirá um centro gastronômico.

Com a alta demanda por acomodações em Belém, Valter Correia informou que o governo brasileiro anunciou medidas emergenciais. Dois navios de cruzeiro, estarão atracados no Porto de Outeiro, a 20 minutos do local do evento, oferecendo até 4 mil cabines que atenderão as delegações. Para resolver o desafio da hospedagem, o governo trabalha em várias frentes, como uma plataforma oficial de reservas que deve entrar no ar em breve.

Valter Correia: A plataforma de hospedagem será lançada. Já teremos uma plataforma oficial onde poderemos fazer já credenciamentos e ter melhor disponibilidade da rede hoteleira e de outros. Essa plataforma também vai fazer a gestão sobre os imóveis privados também, de todos os outros imóveis, com exceção dos navios. Os navios vão ter uma plataforma específica, porque já tem um modelo mundial de atuação que sai um pouco dessa lógica das nossas plataformas regulares das COPs.

Repórter: O secretário Correia também explicou que a segurança será garantida por um esquema integrado entre forças estaduais e federais, aproveitando a experiência brasileira em grandes eventos como a Copa do Mundo e o G20.

Valter Correia: Eu não tenho a menor dúvida em dizer que será o local mais seguro da América Latina nesse período. Então teremos segurança aérea, segurança cibernética, segurança marítima. Então, esse modelo já foi trabalhado, já foi feito toda uma matriz de responsabilidades e agora estamos detalhando os projetos tático-operacionais de cada uma dessas áreas.

Repórter: Em relação ao atendimento de saúde, Valter Correia disse que todos os participantes terão acesso à saúde de forma gratuita pelo pelo SUS em caso de emergência. O transporte contará com voos extras para Belém e um sistema de ônibus fará a ligação entre os navios, hotéis e as zonas do evento. A Vila de Líderes, onde ficarão hospedados os chefes de Estado, será construída ao lado da Zona Verde.

Com expectativa de receber entre 30 e 40 mil credenciados de aproximadamente 130 países, a COP30 em Belém promete ser um marco na agenda climática global, além de deixar um importante legado de infraestrutura para a capital paraense. O secretário Valter Correia reforça que a COP não é um evento festivo, mas um momento crucial para avançar nos acordos internacionais. 

Valter Correia: Nós estamos dizendo aqui no próprio Brasil que não é um momento festivo. Como eu disse, é um momento bastante de tensão, bastante de negociação, temos que sair com acordos e com projetos de médio e longo prazo, com financiamento que não deu certo ainda essa discussão lá em Baku que foi remetida para Belém de 1,3 trilhão de dólares anuais.