Boletim COP30 #17 - Com Imperador Naruhito do Japão, presidente Lula reforça importância da COP30
Lula convoca líderes mundiais para COP30 no Brasil, com metas climáticas ousadas. Países celebram 130 anos de relações e Japão é aliado estratégico que apoia o Fundo Amazônia. O país asiático tem como objetivo reduzir as emissões em 60% até 2035. Ouça a reportagem e saiba mais.

Com informações do Planalto
Repórter: Paz, democracia, multilateralismo e desenvolvimento sustentável. Estes foram alguns temas que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, exaltou como valores comuns entre Brasil e Japão durante agenda com o Imperador Naruhito. Lula e delegação brasileira realizam visita de Estado ao Japão.
As nações celebram 130 anos de relações diplomáticas em 2025. A relação entre Brasil e Japão foi elevada ao status de Parceria Estratégica Global em 2014. Para além de temas de cooperação bilateral, o presidente Lula aproveitou para reforçar a importância do engajamento internacional para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), com ênfase à participação japonesa no evento.
Presidente Lula: Japão e Brasil seguirão trabalhando juntos em medidas de mitigação e adaptação à mudança do clima, combate ao desmatamento e prevenção de desastres naturais.
Repórter: O presidente Lula destacou que o Japão se tornou o primeiro país asiático a contribuir para o Fundo Amazônia, e reforçou o chamado da Carta da Presidência da COP30 ao mundo para ações de enfrentamento à mudança do clima.
Presidente Lula: O Brasil está convocando todos os líderes mundiais a participar do mutirão global da COP30 contra a mudança de clima, apresentando NDCs ambiciosas e alinhadas com a meta de 1,5°C. A NDC brasileira reduz até 2035 as emissões de gases de efeito de estufa de 59% a 67% em comparação aos níveis de 2005. O primeiro-ministro e eu concordamos que a sustentabilidade, a paz e a democracia são essenciais para o futuro do planeta.
Repórter: Dias atrás, antes da chegada de Lula ao país asiático, aconteceu a 23ª Reunião Informal sobre Ações Adicionais contra Mudança do Clima, conhecida como Diálogo Japão-Brasil, que reuniu representantes de mais de 30 países na capital japonesa, Tóquio. O Japão apresentou como objetivo reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 60% até 2035, e em 73% até 2040.