Boletim COP30 #5 - Em Brasília, missão de alto nível da ONU detalha com o governo federal preparativos para a COP30
Especialistas alinharam com o governo brasileiro a preparação para o evento que acontece em novembro, em Belém do Pará. Liderada pelo secretário executivo, Simon Stiell, a equipe foi recepcionada e acompanhada pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. Em pauta, a construção de uma agenda climática ambiciosa para o evento, com objetivo de fortalecer a cooperação global no enfrentamento à mudança do clima. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: Para fortalecer a cooperação com o governo brasileiro para os preparativos para a COP30 Amazônia, uma missão de alto nível da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima esteve em Brasília nesta semana. Liderada pelo secretário executivo Simon Stiell, os especialistas discutiram a construção de uma agenda climática ambiciosa para o evento, que acontece em Belém do Pará, em novembro.
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, acompanhou a missão. Ele celebrou a importância do debate sobre cada item que envolve a realização de um evento deste porte.
André Corrêa do Lago: Ele explicou que as negociações são processos longos e continuam o ano todo. Corrêa do Lago está confiante no sucesso das discussões e da Conferência no Brasil. Ele diz que juntos vamos tentar fazer uma COP que vai tocar nos assuntos principais e encontrar avanços importantes em todos eles.
Repórter: Durante os três dias de missão, a delegação da Nações Unidas sobre Mudança do Clima discutiu perspectivas nas diversas áreas de negociação climática e reforçou a necessidade de engajamento global para enfrentar os desafios climáticos. Além disso, se reuniram com ministros do governo brasileiro diretamente ligados à realização da COP30 como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Rui Costa, da Casa Civil; e Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
Simon Stiell: O secretário executivo, Simon Stiell, diz que é uma oportunidade para compartilhar a capacidade e o apoio que o secretariado das Nações Unidas traz para cada presidência. Ele diz que o compromisso de parceria não é apenas da presidência da Conferência e do governo do Brasil, mas do povo brasileiro para fazer da COP 30 um sucesso.
Repórter: Simon Stiell também reforçou a urgência da transição energética e os benefícios para os países que assumem esse compromisso.