Boletim COP30 #3 - ONU valida planejamento brasileiro para a COP30 Amazônia
Especialistas destacam que é a primeira vez que o planejamento para as instalações da Conferência é entregue e validado com dez meses de antecedência. Investimentos visam legado ambiental e melhorias em saúde, transporte e infraestrutura. Ouça a reportagem e saiba mais.

Repórter: A missão da Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima validou o planejamento brasileiro para a COP30 Amazônia. Ao encerrar a missão em Belém do Pará, os especialistas entregaram recomendações preliminares para ações de melhoria da infraestrutura, serviços de saúde, transportes, segurança pública e hospedagens.
Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil do governo federal, destacou que é a primeira vez na história da COP que os planos para as instalações das áreas da Conferência são aprovados com dez meses de antecedência.
Miriam Belchior: Nós temos dois grandes desafios. O desafio da logística para sediar o evento e o desafio da condução das discussões a respeito de medidas que o planeta precisa adotar para se proteger.
Repórter: Para garantir a logística necessária para sediar a COP30 Amazônia os governos federal, estadual e municipal concentraram esforços para que os investimentos em infraestrutura sejam um legado para a população da cidade. O presidente da COP30 Amazônia, embaixador André Corrêa do Lago, reforçou o entusiasmo em relação ao trabalho conjunto que vem sendo realizado.
André Corrêa do Lago: Estamos vendo que vai ter uma união muito boa entre a forma como o Pará vai abraçar essa COP , e podemos fazer uma COP que vai realmente ter importância neste contexto mundial bastante desafiador que nós estamos vendo o que está acontecendo.
Repórter: A secretária-executiva adjunta da Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Noura Hamladji, elogiou os avanços realizados pelo Brasil na preparação da COP30 Amazônia.
Noura Hamladji: Sabemos que a COP é um desafio. É um desafio primeiro político e também um desafio logístico, porque é muito grande a conferência maior das Nações Unidas com mais de 50 mil pessoas.
Repórter: Entre os avanços apresentados, o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou o planejamento conjunto que vem sendo realizado ao longo dos últimos dois anos.
Helder Barbalho: Que esta COP seja a melhor. Que possa deixar efetivamente um momento novo na construção de um olhar para o futuro a partir dos compromissos multilaterais na agenda ambiental.
Repórter: Sobre os altos preços de hospedagem que estão sendo divulgados em Belém por conta do evento, os representantes da missão tranquilizam que são situações comuns em todas as cidades que sediam a conferência e que os valores devem cair até novembro.