Boletim COP30 #13 - Papa Francisco destaca urgência ecológica e reforça importância da COP30 no Brasil
No lançamento da Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a CNBB apresentou a mensagem do Papa Francisco que reforçou a urgência da conversão ecológica e o cuidado com o planeta. O pontífice destacou a importância da campanha e sua conexão com a COP30 em Belém do Pará, localizada no território amazônico. Ouça a reportagem e saiba mais.

Por Leandro Molina | leandro.molina@presidencia.gov.br
Repórter: Durante a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2025, realizada em Brasília pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi lida uma mensagem do Papa Francisco. O pontífice enviou uma carta aos brasileiros, reforçando a importância do tema escolhido para a campanha: “Fraternidade e Ecologia Integral”. Ao mencionar a COP30, que será realizada em Belém do Pará, o líder da Igreja Católica expressou sua esperança de que o evento seja um marco para o compromisso efetivo das nações e organismos internacionais com a superação da crise do clima.
Em texto, o Papa Francisco diz que o tema da Campanha expressa a disponibilidade da Igreja no Brasil em contribuir para que, durante a COP30, as nações possam se comprometer com práticas que ajudem na preservação do planeta. Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, destacou a urgência de uma mudança de postura diante da crise ambiental no mundo.
Dom Ricardo Hoepers: A campanha da fraternidade nos ajuda a nos comprometermos nos caminhos de conversão com ações concretas. O nosso agir é para aqui e agora. Temos sinais de alerta, e a nossa geração está sendo convocada à vocação sublime de cuidar dos bens da criação e de recuperar a dignidade dos povos mais sofridos e feridos pelas consequências da crise do clima.
Repórter: O bispo repercutiu a mensagem do Papa e alertou para o risco de atingirmos um “ponto sem retorno” na crise do clima.
Dom Ricardo Hoepers: A igreja vem nos alertando sobre a urgência de mudar o nosso estilo de vida, egoísta, individualista, consumista, explorador, especulador e destruidor dos recursos naturais e da dignidade humana. Quaresma, campanha da fraternidade e ecologia integral soam como um sopro do Espírito Santo, sobre uma geração que pode evitar o ponto sem retorno da crise do clima.
Repórter: Realizada há mais de 60 anos pela CNBB, a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que mobiliza a Igreja e a sociedade brasileira em torno de temas relevantes para a promoção da justiça social e do bem comum.