Sumaúma Digital

Ministério das Comunicações lança desafio nacional para arrecadar 200 toneladas de resíduos eletrônicos

Iniciativa pretende incentivar a destinação correta de equipamentos eletrônicos e deixar um legado sustentável para a COP30

Desafio visa reforçar o compromisso ambiental do país. Foto: Peter Neylon / MCom
Desafio visa reforçar o compromisso ambiental do país. Foto: Peter Neylon / MCom

Por Ministério das Comunicações

Às vésperas da COP30, o Ministério das Comunicações lançou, nesta terça-feira, 14/10, em todo o território nacional, o Desafio Sumaúma Digital. A meta é arrecadar 200 toneladas de resíduos eletrônicos em 30 dias.

Durante a abertura do evento, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que cada doação será registrada, fortalecendo o engajamento de órgãos públicos, empresas, associações e da sociedade civil.

“Aqueles que destinarem pelo menos cinco toneladas de resíduos eletrônicos receberão o Selo de Apoiador Desafio Sumaúma COP30. Nossa campanha envolve ações em todos os nossos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e um painel digital que mostrará o avanço da coleta em tempo real”, afirmou o ministro.

Frederico de Siqueira Filho ressaltou os esforços da pasta para garantir um evento com mais conectividade e legado para toda a região.

“Estamos coordenando, com a Anatel e outros órgãos do governo federal, o reforço da infraestrutura de telefonia móvel em Belém, com a instalação de 15 antenas de conectividade 5G. São medidas que fazem parte de um compromisso maior do Ministério das Comunicações para contribuir com a realização da COP30”, afirmou.